Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ANSD do Senegal enaltece experiência de Cabo Verde em matéria de recenseamento da população e cartografia

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – O conselheiro técnico da Agência Nacional de Estatística e Demografia do Senegal (ANSD), Sene Ibrahima, elogiou hoje a experiência de Cabo Verde relativamente à utilização das novas tecnologias no recenseamento da população no contexto da covid-19.

Este responsável, que faz parte da delegação senegalesa que está em Cabo Verde, de hoje a 31 deste mês, para conhecer os procedimentos estatísticos realizados pelo Instituo Nacional de Estatística (INE), manifestou a sua satisfação, à margem do primeiro encontro realizado hoje com o presidente do INE, Osvaldo Borges.

Conforme explicou, Senegal está a preparar para realizar o recenseamento da população para 2023, daí a necessidade de conhecer, ‘in loco’, como decorreu o processo da realização do Recenseamento Geral da População e da Habitação – RGPH-2021- em Cabo Verde, no contexto da pandemia.

“Esta é uma missão de aprendizagem e troca de experiências. O INE fez o seu recenseamento de 2020, e é através da parceria entre Senegal e Cabo Verde, que estamos aqui para aprender as experiências de Cabo Verde no que se refere também à cartografia, as aquisições que poderão ser feitas, as estratégias a serem adoptadas, as informações práticas que o INE adoptou no contexto da pandemia”, realçou.

Por seu turno, o responsável do programa da FNUAP-Senegal, Ibrahima Diouf, destacou o nível de cooperação entre os dois países, mostrando-se optimista que esta visita servirá para verdadeiramente compreender como é que Cabo Verde realizou o recenseamento da população que dispositivos utilizaram, quais foram as dificuldades encontradas, que soluções foram tomadas e como é que isso poderá ser implementado no contexto do Senegal.

O FNUAP, reforçou, enquanto parceiro estratégico da Agência Nacional de Estatística do Senegal, se disponibilizou para acompanhar a equipa da ANSD Senegal nesta fase de preparação e para ver o que os outros países estão a fazer e como é que Senegal poderá melhorar os seus procedimentos.

“Cabo Verde é o primeiro país africano que experimentou o recenseamento através do uso das novas tecnologias e igualmente em matéria de cartografia numérica, é um país de referência e acreditamos que podemos absorver as experiências para poder melhorar o dispositivo de colheita de dados do recenseamento, que é um recurso muito importante para a planificação e o desenvolvimento de um país”, salientou, destacando o nível de cooperação entre os dois países.

Por sua vez, o presidente do INE, Osvaldo Borges, lembrou que esta missão enquadra-se no âmbito da cooperação entre Cabo Verde e os países vizinhos da região africana, e que a mesma poderá ser reforçada através da troca de experiências.

Destacou o conhecimento de Cabo Verde no que se refere à realização do recenseamento geral da população no contexto do contexto da covid-19, em que foram utilizados todos os equipamentos e meios disponíveis para a concretização deste objectivo.

“Como Senegal está a realizar o recenseamento geral da população para 2023, há necessidade de ver como é que se faz todo o processo de cartografia, sobretudo a integração de dados geo-espaciais dentro de todo este processo com o aplicativo que irá fazer a recolha e este processo no passado teve algumas dificuldades e desta vez conseguimos fazer a recolha com muito sucesso e queremos partilhar com os nossos países vizinhos”, finalizou.

Avançou, por outro lado, que recentemente o INE partilhou virtualmente com o INE de Angola as suas experiências e que já há uma solicitação do Djibuti, afirmando que isto demonstra que há vários países que querem ver a experiência de Cabo Verde, que, por sua vez, está disponível para partilhar com os demais países.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos