Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ano lectivo 2019-2020 arranca a 23 de Setembro – ministra da Educação

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – O novo ano lectivo 2019-2020 arranca a 23 de Setembro e irá decorrer sob o lema “Juntos pela qualidade sem deixar ninguém para trás”, revelou hoje a ministra da Educação Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal.

A informação foi avançada pela governante no final da reunião do Conselho do Ministério da Educação, que terminou hoje, na Cidade da Praia, e que contou com a participação de todos os dirigentes dos serviços centrais e desconcentrados daquele ministério.

Segundo avançou Maritza Rosabal, o arranque do novo ano escolar inicia-se a 03 de Setembro e o ano lectivo está marcado para 23 do mesmo mês, e pela primeira vez, o período preparatório vai ser de três semanas, ao contrário dos anos anteriores em era de duas semanas.

Tendo em conta que cada um dos municípios tem “problemas específicos”, sublinhou a ministra, cada um vai preparar módulos de formação com características a nível local para poder partilhar as melhores práticas sobre redução do abandono escolar, gestão coordenação e funcionamento dos agrupamentos, escolas como espaço acolhedor e praticas sobre necessidades educativas especiais.

Por outro lado, avançou que para o próximo ano o ministério vai intervir também a nível da protecção social, de modo a dar uma atenção especial à protecção da criança e do adolescente para “eliminar e atenuar” os “males e problemas” que a comunidade educativa tem enfrentado, e que estão relacionados com “abuso e exploração sexual de crianças e do adolescente, maus tratos e défice de cuidados crianças”.

“O próximo ano lectivo irá decorrer sob o lema ‘Juntos pela qualidade sem deixar ninguém para trás’ o que significa que a comunidade educativa e os parceiros institucionais e da sociedade civil devem envolver-se para juntos trabalharmos para melhorarmos os resultados quer a nível da quantidade como da qualidade e apropriarmos cada vez mais do projecto educativo”, referiu.

Durante o encontro de dois dias foram debatidos os impactos da implementação do quadro legal e o balanço do ano lectivo 2018/2019, resultados, ganhos e desafios e a preparação do ano lectivo 2019/2020, “Políticas de protecção das crianças, jovens e adolescentes nas escolas: principais desafios” e “Políticas de acção social principais desafios e medidas”.

AV/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos