ANMCV promete ajudar a transformar jovens em conflito com a lei em recursos humanos

Cidade da Praia, 10 Jun (Inforpress) – O presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) considerou hoje de “extrema importância” o protocolo rubricado com o Ministério da Justiça e prometeu através desta transformar jovens em conflito com a lei em recursos humanos.

Herménio Fernandes fez essas considerações após a assinatura de um protocolo de cooperação entre a ANMCV e o Ministério da Justiça e que visa a implementação do Plano Nacional de Reinserção Social 2022/2026.

“É importante trabalharmos juntos para garantir a ressocialização dos reclusos e dos educandos. Neste sentido abraçamos o protocolo porque entendemos que todos os nossos concidadãos que passaram pela justiça e estiveram encarcerados merecem uma boa integração social”, salientou.

Conforme realçou, é sim possível através das câmaras municipais estímulos, criação de emprego, garantia de uma habitação condigna e formação para os ex-reclusos, colaborando assim para uma sociedade cada vez mais sã.

“Em todas as câmaras do país há programas de integração das pessoas, e este protocolo dará mais força e aumenta o compromisso das autarquias em como todos devemos trabalhar para que isso aconteça de uma forma mais acelerada”, indicou, realçando que o processo de integração não depende apenas do Ministério da Justiça, mas sim de todos.

Neste processo em que diz que as câmaras estão empenhadas em ajudar para se conseguir bons resultados, a melhor forma de o fazer é criar homem novo e transformar jovens em conflito com a lei em recursos humanos e pessoas que possam contribuir para o desenvolvimento dos municípios.

O protocolo rubricado, que promete assegurar mecanismos de recepção dos ex-reclusos/educando visa contribuir para a diminuição da taxa de reinserção criminal existente, promover maior participação da sociedade civil para coadjuvar na reintegração dos reclusos, assim como assegurar a execução de medidas/penas alternativas à prisão.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos