Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Angela Merkel apela à luta contra antissemitismo no 75º aniversário da libertação de Auschwitz

Berlim, 27 Jan (Inforpress) – A chanceler alemã, Angela Merkel, sustentou hoje, no 75º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, que a Alemanha tem a responsabilidade de garantir que “todos se sintam seguros” no seu território, e apelou à luta contra o antissemitismo.

“Temos a responsabilidade de que todos se sintam seguros em casa, na Alemanha e na Europa”, disse a líder alemã antes de um concerto, em Berlim, em memória dos seis milhões de judeus assassinados pelos nazis.

“Devemos combater ferozmente a intolerância e o ódio, o racismo e o antissemitismo”, acrescentou, numa altura em que a Alemanha, tal como outros países europeus, enfrentam um ressurgimento de movimentos xenófobos, sobretudo da extrema-direita.

“Temos de sensibilizar especialmente as gerações mais jovens”, afirmou ainda a chanceler antes do concerto no Staatsoper, ao qual vai assistir juntamente com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki.

Mais de 200 sobreviventes do Holocausto reuniram-se hoje no local do antigo campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, construído pela Alemanha nazi em território da Polónia, onde mais de 1,1 milhão de pessoas, na sua maioria judeus, morreram.

A chanceler fez a sua primeira visita a Auschwitz em Dezembro último.

Inforpress/Lusa/ Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos