Andebol: Selecção de Cabo Verde de sub-19 parte hoje para Campeonato Africano das Nações Júnior Feminino em Abidjan

 

Cidade da Praia, 01 Set. (Inforpress) – A selecção de Cabo Verde de andebol de sub-19, em feminino, deixa o País hoje rumo a Abidjan (Costa do Marfim), para participar no 24º Campeonato Africano das Nações Júnior Feminino, a realizar-se de 04 a 11 de Setembro.

O combinado nacional tem estreia agendada para segunda-feira, 04, diante da sua congénere da RD Congo, sendo que logo no dia seguinte, 05, enfrenta Angola, para a 06 de Setembro medir as forças com o Mali e a 07 bater-se com o Egipto.

Cabo Verde realiza o seu quinto jogo consecutivo no dia 08 e termina a prova a 09, sábado, diante do combinado nacional da Argélia.

O seleccionador nacional Jean Pierre Spencer, que partilha a equipa técnica com Manuel Vieira “Nelinho”, disse que o combinado crioulo tem vindo a privilegiar a formação do bloco defensivo e o sistema atacante, de forma a estar bem afinado para enfrentar equipas “bem mais fortes”.

Pierre Spencer revela que a equipa técnica trabalhou bastante o 3x2x1 e o 3×3 e que conforme for a qualidade e a forma de jogar das equipas adversárias irá optar pelo sistema mais adequado em prática, como estratégia para criar superioridade numérica em relação aos adversários.

Jean Pierre é peremptório ao afirmar que Cabo Verde parte para Costa do Marfim “com humildade e respeito” para com todas as equipas em jogo, mas promete entrar em campo com determinação, em todos os prélios, para vencer e tentar alcançar o pódio.

Isto por entender que Cabo Verde já está num patamar de jogar pela melhor qualificação possível, em todas as competições e esquecer de vez jogar para ganhar experiência.

Opinião corroborada pela capitã Jossiany Oliveira, para quem a equipa está “confiante” porque as jogadoras já assimilaram a forma de jogar de cada uma das convocadas para poder alcançar uma boa participação nesta prova internacional.

Cabo Verde viaja para Abidjan com uma selecção constituída por 16 atletas, seleccionadas após uma prospecção nas regiões desportivas de Santiago Norte, Santiago Sul, São Vicente e Santo Antão.

Lista das 16 seleccionadas:

São Domingos: Iliana Cardoso, Jeorgeana Carvalho, Ediny Fernandes e Jessany Carvalho.

Prédio: Nilda Semedo, Nadine Pina e Kiara Tavares.

ABC: Jossiany Oliveira e Mauri Pontes Cardoso.

Tabanka: Eunice Silva e Edoleida Cardoso.

Rosariense: Arisiane Santos e Miriam Lima.

Picos: Djaniffer da Veiga

Portugal: Martha Tavares.

Desportivo da Praia: Carla Gomes

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos