Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ANAC promove conversa aberta para sensibilizar e divulgar a utilização das tecnologias da inteligência artificial

Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – A Agência Nacional das Comunicações (ANAC) promoveu hoje uma conversa aberta para sensibilizar e divulgar a utilização das tecnologias da inteligência artificial, na data em que se comemora o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

“Uso positivo da inteligência artificial: entre desafios e oportunidade” foi o tema da conversa, segundo o presidente da ANAC, David Gomes, em declarações à imprensa , antes da abertura do evento, na Cidade da Praia, alusivo ao lema do Dia Mundial das Telecomunicações deste ano que é “Por um uso positivo da inteligência artificial para todos”.

Conforme o responsável, além de carácter comemorativo, a iniciativa pretende divulgar a utilização das tecnologias da inteligência numa lógica dialéctica, onde investigadores de diferentes universidades, operadores das telecomunicações, instituições financeiras, organismos de segurança e técnicos ligados às tecnologias de informação e comunicação (TIC), partilham as suas experiências sobre a temática.

“O lema não foi escolhido ao acaso, porque apesar de estarmos a conviver com a inteligência artificial, estamos a tirar proveito das TIC, continuamos a ter alguns problemas a resolver, como o do acesso e da desigualdade”, disse, apontando como exemplo do uso da inteligência artificial em Cabo Verde, o telemóvel ligado à Internet e a caixa multibanco.

David Gomes afirmou que os dados da ANAC de Dezembro de 2017 revelaram que Cabo Verde está com quase 400 mil acessos à internet, sublinhando que é uma “taxa muito importante”, já que o país tem pouco mais de 500 mil habitantes, permitindo tirar vantagens dessa inteligência artificial.

“Ainda não está a tirar grande proveito da inteligência artificial”, disse, notando que o custo da Internet, comparando com os outros países, “Cabo Verde não tem um custo elevado”, lembrando que o arquipélago tem investido no acesso à Internet, estando no quarto lugar a nível do continente e primeira posição na sua sub-região.

No dia em que se comemora o Dia Mundial das Telecomunicações, a plataforma de desenvolvimento de aplicações para a governação electrónica desenvolvida pelo Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), IGRP Web, foi seleccionada como uma das 50 inovações da Cimeira de Inovação em África a ser apresentada na AIS Innovation Exhibition em Ruanda de 06 a 08 de Junho próximo.

O IGRP Web, uma ferramenta para criação de aplicações de governação electrónica, baseada em etapas e processos do negócio, geração automática de códigos e incorporação do Once-Only-Principle (OOP), concorreu com mais de 600 aplicações de todo o continente, tendo a equipa de jurados sido composta por 25 especialistas africanos de diversas áreas.

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação é uma iniciativa das Nações Unidas, através da União Internacional das Telecomunicações(UIT), que acredita que o bom uso da inteligência artificial poderá acelerar o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), até 2030.

Em carta endereçada às instituições membros da UIT, nomeadamente a ANAC, o secretário-geral daquela organização, Houlin Zhao, exortou os membros a desenvolverem e a concentrarem as suas actividades na perspectiva de que o uso positivo da inteligência artificial poderá abrir caminhos para acelerar o cumprimento dos ODS.

As tecnologias da inteligência artificial, conforme o secretário-geral da UIT, surgem como ferramentas e aplicativos fundamentais, usados para facilitar o dia-a-dia das pessoas e, sobretudo, para contribuir na melhoria dos serviços da saúde, educação, segurança, serviços financeiros, agricultura, transportes e uma série de outros serviços.

DR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos