Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ana Graça aborda com PR contribuição de Cabo Verde na Agenda de Desenvolvimento Sustentável

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – A Coordenadora Residente das Nações Unidas, encontrou-se hoje com o Presidente da República com quem abordou a contribuição de Cabo Verde na Agenda de Desenvolvimento Sustentável a ser levada à Assembleia Geral das Nações Unidas a 21 de Setembro.

Ana Graça, que falou à imprensa após reunir-se com Jorge Carlos Fonseca, realçou que a conversa incidiu sobre os temas que vão nortear, este ano, a 76ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece entre os dias 21 e 27 de Setembro, em Nova York.

Conforme sublinhou, os temas para a Assembleia Geral são dedicados à resiliência, da recuperação da covid-19, ao planeta sustentável, aos direitos humanos e à importância do mutualismo.

“Estivemos a trocar impressões já que ele vai chefiar a delegação cabo-verdiana nestas temáticas e sobre o papel que Cabo Verde tem tido em algumas áreas específicas como a nível da agenda dos Estados insulares”, disse.

Segundo a Coordenadora Residente das Nações Unidas, a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU vai ser uma ocasião especial para se reforçar a importância da vulnerabilidade dos pequenos Estados insulares, assim como o impacto que essa vulnerabilidade tem em termos de desenvolvimento sustentável e ao acesso ao financiamento.

“A questão da resposta à covid-19 e a vacinação, Cabo Verde tem sido um exemplo na região pela boa campanha e taxa de vacinação, pelo que é uma oportunidade para fazer um apelo da necessidade global para os outros países que necessitam da solidariedade e das vacinas”, ressaltou.

Apesar do incentivo para que os países reforcem o pedido quanto às suas necessidades, Ana Graça também reconhece que é difícil haver uma boa resposta já que todos os países estão a enfrentar dificuldades.

No entanto, avançou que países como Cabo Verde, pelas suas características inerentes à sua natureza arquipelágica é, de certeza, um assunto “importante” na 76ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Reiterou ainda que um país como Cabo Verde tem tido papel importante em debates a nível global sobre vários temas.

PC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos