Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Amnistia Internacional exorta Irão a anular execução de jovem

Nicósia, 11 Out (Inforpress) – A Amnistia Internacional (AI) exortou hoje o Irão a renunciar à execução de um jovem detido aos 17 anos e condenado à morte num processo qualificado pela organização de direitos humanos como “grosseiramente injusto”.

Arman Abdolali foi colocado em isolamento na prisão de Karaj, oeste de Teerão, e com a execução prevista para quarta-feira, indicou em comunicado a organização de direitos humanos (ONG) com sede em Londres.

“O tempo escasseia, as autoridades iranianas devem interromper imediatamente o processo de execução de Arman Abdolali”, sublinhou Diana Eltahawy, diretora adjunta da AI para o Médio Oriente África do Norte.

“O recurso à pena de morte contra os menores no momento onde o crime foi cometido é proibido pelo direito internacional e constitui uma odiosa violação dos direitos da criança”, afirmou em comunicado.

Arman Abdolali foi condenado à morte em 2015 após ter sido reconhecido culpado pela morte da sua namorada no decurso de um processo “grosseiramente injusto”, “baseado em ‘confissões’ obtidas sob tortura”, indicou a Amnistia, que apela à anulação do veredito.

Abdolali foi de novo condenado à pena capital em 2020 no decurso de um novo processo, com o tribunal a considerar impossível estabelecer a “maturidade” do adolescente no momento dos factos, e que era responsável na ausência de provas em contrário, relatou a AI.

A sua execução já foi planeada por duas vezes, em janeiro de 2020 e fevereiro de 2021, mas a aplicação da sentença capital foi interrompida após mobilizações internacionais, precisou a organização.

“Pressionamos a comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas, a intervirem muito rapidamente”, acrescentou a ONG.
Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos