AMICAHI faz balanço positivo das actividades de Amizade e Intercâmbio Cabo Verde/China

 

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – A Associação de Amizade Cabo Verde/China (AMICAHI) fez, sexta-feira, um balanço positivo das actividades realizadas no âmbito da implementação do projecto do “Ano de Amizade e Intercambio Cabo Verde/China”.

Em declarações à Inforpress, o presidente da AMICACHI, José Correia, considerou de “gratificante” todo o trabalho concretizado para marcar o quadragésimo aniversário das relações diplomáticas Cabo Verde/China e o quinto da criação da associação.

“Durante este ano, realizamos intercâmbios artísticos, fizemos possível a participação de empresários chineses na FIC (Feira Internacional de Cabo Verde), organizamos a primeira assembleia dos emigrantes chineses no país e contribuímos para a participação no Carnaval de São Vicente, bem como a deslocação do comandante Pedro Pires à China”, disse.

Segundo José Correia, que reforça a sua satisfação para com os ganhos conseguidos pela associação com o projecto, houve também momentos de constrangimentos, mas que em nada prejudicou os planos elaborados.

A parceria tanto de empresas cabo-verdianas como chinesas, sublinhou, foram cruciais para que o projecto fosse possível.

No entanto, apesar do sucesso conseguido, o presidente de AMICAHI é de opinião que agora a associação deve pensar o seu futuro para poder delinear os próximos passos.

AMICACHI, desde a sua criação a 01 de Outubro de 2011, tem sido uma ponte facilitadora de contactos entre Cabo Verde e China, actuando de forma complementar à cooperação entre os governos dos dois países.

A associação tem realizado vários projectos e actividades, nomeadamente a Semana Cultural Chinesa em Cabo Verde, a instalação Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), cursos de chinês, apoio à integração da comunidade chinesa em Cabo Verde e da comunidade cabo-verdiana na China.

Actuações e intercâmbios de grupos artísticos cabo-verdianos e chineses na China e Cabo Verde, respectivamente, bem como apoio à comunidade empresarial, fizeram parte, também, dessas atividades.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos