AME’2022: Platô embala com tonalidades de  Sandra Horta e Bob Mascarenhas e vibra com Ade Costa 

Cidade da Praia, 15 Jun ( Inforpress) –  O centro  histórico do Platô voltou na noite de segunda-feira, 14, a pulsar música  ao som de actuações de Sandra Horta e Bob Mascarenhas, nos  dois   palcos principais  da VIII edição Atlantic Music Expo (AME).

A noite foi igualmente marcada com a actuação do artista maiense Ade Costa, que reside em Barcelona (Espanha),  que presenteou o público com êxitos do seu último álbum “Hello Cabo Verde” e o fez dançar e jubilar  com a música “Tabanca Santa Cruz”.

No final do espectáculo,  neste seu  regresso  ao palco do AME, Ade Costa disse aos jornalistas que foi recebido de forma “espectacular”.

“Por isso foi presenteado com temas do meu novo trabalho, que aborda a identidade maiense, através das manifestações culturais, principalmente a  tabanca” , disse o maiense, que classificou  esse seu  regresso  aos palcos de Cabo Verde  de “sensação incrível”.

O primeiro dia do AME foi igualmente  da cantora santiaguense Sandra Horta que ,  em  primeira mão , apresentou ao público   canções do ser novo EP “Primavera”  e alguns clássicos da música cabo-verdiana.

Durante 30 minutos, Sandra Horta cativou os presentes, com  ministro da Cultura Abraão Vicente na primeira fila, com  tonalidades  leves e frescas  e “ di pé na tchon” [descalça], para homenagear Cesária Évora.

Quanto à sua actuação, enalteceu a “energia maravilhosa” do público praiense presente na pedonal 05 de Julho, no “ coração”  da Cidade da Praia.

Depois do “ Primavera”, com a produção de Tito Paris,  a “ecléctica”  Sandra Horta, como se autodefiniu, anunciou que na sequência deste trabalho vem as outras estações do ano.

“Tenho várias facetas  dentro mim, como mulher e como artista, e quero mostrar em cada estação uma cor e uma faceta dessa mulher e dessa artista”, precisou  Sandra Horta,  considerando  o AME como um “espaço para actuar  e aprender”.

Na estreia do palco da Praça Dom  Luís (Pracinha de Escola Grande )  o músico micaelense Bob  Mascarenhas,  ao seu estilo tradicional  foi “sublime”, nesta oitava edição do AME, evento que considerou um espaço “ideal  para  apresentação  e divulgação dos trabalhos dos artistas”.

“Para nós é muito importante estar neste tipo de evento,  que conta com a presença de produtores, managers e jornalistas  internacionais, por isso  o AME é muito importante para a cultura cabo-verdiana”, apontou.

Quanto  à sua actuação,  que foi muito aplaudida pelo público , Bob Mascarenhas disse que serviu também para demonstrar , “ apesar de muito tempo longe do palco”, que “não está enferrujado”.
“ O público correspondeu, agradeço,  fizemos um acasalamento sensacional”,  frisou  o cantor, observando que  este regresso da música  ao palco da Praia e de Cabo Verde, demonstra que  já estava na hora de colocar a cultura a funcionar.

Em relação aos novos projectos,  “ por  não estar enferrujado”,  anunciou o lançamento, “para breve” do sigle  “Santiago di meu”, trabalho que espera  ser muito acarinhado tal como os  álbuns “ Rapazinhu Lantuna” e “Racodja”.

A primeira noite de AME contou ainda com as actuações de Kanazoé Orkestra,  do Burkina Faso, Aurus, das Ilhas Reunião, e June Freedom, que foram “agraciados” com o típico chuvisco do mês de Junho.

A oitava edição segue  hoje com “daycases” no Palácio da Cultura Ildo Lobo  e apresentações de artistas nacionais , com destaques para Mário Marta e Ineida Moniz,  e internacionais, onde se pontifica Bruno Capinan, do Brasil.

O AME conta com parceria do Governo, câmaras municipais da Praia e de São Vicente, CV Telecom, Garantia Seguros, ADS Grupo e ASA.

Trata-se de uma feira mundial da música onde profissionais da música, ‘managers’, produtores, jornalistas, empresários, directores de salas e de festivais, agentes, ‘bookers’, distribuidores, videastas, fotógrafos, fabricantes de instrumentos, equipamentos e acessórios diversos, de todo o mundo, expõem os seus produtos e reflectem sobre a sua área de actividade.

OM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos