AME’2018 vai ser realizado pelo sector privado em parceria com a Câmara Municipal da Praia

 

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Industrias Criativas anunciou hoje que a VI edição do Atlantic Music Expo (AME-CV) 2018 vai ser realizado por um grupo de privados juntamente com a Câmara Municipal da Praia.

O ministro Abraão Vicente tinha anunciado no dia 13 que o Governo já não financia o Atlantic Musica Expo (AME-CV), indicando que o evento estava a consumir um terço do orçamento de investimento do Ministério Cultura e das Industrias Criativas.

Segundo o ministro, foi uma decisão “bastante difícil”, mas que a partir de agora caberá aos privados assumirem a realização do certame, assegurando que o Governo está disponível para mobilizar recursos junto dos parceiros.

Entretanto, depois de várias reacções de descontentamento na comunicação social e nas redes sociais sobre a possibilidade do fim do AME, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou hoje, na sua página no facebook, que o AME 2018 vai passar para os privados, numa concessão feita através do Estado.

“O Ministério da Cultura incentivou o privado a assumir a gestão deste evento de amplitude internacional, de modo a dar continuidade ao Atlantic Music Expo. Uma intenção muito bem conseguida uma vez que surge, nesse momento, um grupo que pretende assumir a realização do AME CV, juntamente com a Câmara Municipal da Praia”, lê-se na página daquele ministério.

Desta forma, informou, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas cederá a marca tal como prometido anteriormente e o Fundo do Turismo irá apoiar o evento como uma marca de promoção internacional do país.

O AME-CV é uma feira mundial da música onde profissionais da música, ‘managers’, produtores, jornalistas, empresários, directores de salas e de festivais, agentes, ‘bookers’, distribuidores, videastas, fotógrafos, fabricantes de instrumentos, equipamentos e acessórios diversos, de todo o mundo, expõem os seus produtos e reflectem sobre a sua área de actividade.

O AME é um evento que veio dar “mais dinâmica” ao centro histórico da capital do país, mobilizando artistas de vários sectores, produtores e agentes nacionais e internacionais, canalizando, num único local, a cultura e a arte, com a pretensão de apresentar ao mundo os artistas nacionais e os internacionais, com ênfase no continente africano.

O evento, promovido pelo MCIC, tem sido também palco de amostras de CD, DVD e ‘flyers’, e para demonstração de instrumentos e equipamentos musicais, de conferências, ‘workshops’, ateliês, formação, palestras, debates, sem esquecer os ‘showcases’ e concertos para o público profissional.

As edições do AME-CV antecedem a realização do Kriol Jazz Festival, tendo a primeira tido lugar entre 08 e 10 de Abril de 2013, na capital do país.

A V edição do AME-CV foi realizada em Abril de 2017, na Cidade da Praia.

AM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos