Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ambiente: Comissão especializada visita instituições que lidam com o sector da ilha de Santiago

Assomada, 09 Mar (Inforpress) – A Comissão Especializada de Economia, Ambiente e Ordenamento do Território iniciou hoje, pelo Parque Natural de Serra Malagueta, Santa Catarina, uma visita de cinco dias às instituições que lidam com o sector do ambiente em Santiago.

Estas visitas terminam esta sexta-feira e abrangem ainda o Projecto Reflorar, Direcção Nacional do Ambiente, Centro Nacional de Sustentabilidade Energética, Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), segundo o presidente da 3ª Comissão, Luís Carlos Silva, e visam conhecer os trabalhos, os projectos e constatar ‘in loco’ os ganhos alcançados e por alcançar, as necessidades e os desafios dessas instituições.

A visita ao Parque Natural de Serra Malagueta, conforme este parlamentar, visa acompanhar a parte ambiental do mesmo, tendo em conta que, segundo ele, o Parque Natural tem uma “potencialidade enorme” em capital ambiental, e que também pode ser transformado em actividade económica.

Aliás, assegurou que o Parque Natural de Serra Malagueta, que serve de fronteira entre os municípios de Santa Catarina, São Miguel e Tarrafal, no interior de Santiago, está sendo transformado em actividade económica, através do turismo.

“O Parque Natural está cada vez mais a receber mais visitas de turistas, o que traz mais rendimento para o parque e também para a localidade. Portanto é nesse quadro que estamos aqui a visitar para conhecermos o parque, os projectos  e o plano que está sendo implementado”, notou Luís Carlos.

Nesse sentido disse acreditar que com as actividades em curso no parque está-se a agregar o activo económico ao ambiental, tomando como exemplo a realização, em 2019, da actividade desportiva e turística, Cabo Verde Triangle Trail.

“Pensamos que este é o caminho. E o caminho é trazer cada vez mais actividades que podem ser transformadas em actividades económicas e em rendimentos para as pessoas”, defendeu o deputado nacional.

Apesar de ter reconhecido as potencialidades do Parque Natural de Serra Malagueta, o presidente da 3ª Comissão disse ter notado algumas necessidades, como por exemplo de dinamização do parque, de forma a acelerar todo processo de atracção da actividade turística.

A mesma fonte sugeriu a integração do mesmo nas plataformas informáticas e digitais existentes, apontando ainda a questão da segurança, como outra preocupação, embora tenha congratulado as melhorias.

Da agenda para esta terça-feira, consta visita ao Projecto Reflorar, com o propósito de o conhecer e constatar ‘in loco’ os objetivos, as necessidades e os desafios da sua implementação, e a Direcção Nacional do Ambiente, com foco na Lei do Plástico, na cidade da Praia.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos