Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Amarração do cabo EllaLink será feita nesta quinta-feira – PCA da CVTelecom (Corrigido)

Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – O presidente do conselho de administração da CVTelecom confirmou hoje à Inforpress que a amarração do cabo EllaLink será feita nesta quinta-feira, na praia de Portinho, em Achada Grande Frente, na Cidade da Praia.

Segundo João Domingos Correia, o barco CS Ile de Sein, proveniente da Europa, já está em Cabo Verde e durante dois dias irá ser instalado o sistema de cabos na praia do Portinho, em Achada Grande Frente.

“Está previsto que o cabo será amarrado na praia de Portinho na quinta-feira. A hora exacta ainda não sabemos porque depende das condições marítimas”, informou.

Apesar deste processo de amarração, este responsável informou que a comunicação não será efectivada ainda, isto porque o cabo, que já passou pela Europa, deve ser concluído no Brasil, ou seja, no continente americano.

Entretanto, a activação dos serviços de Internet, isto é, a entrada em funcionamento do cabo, só está prevista para o mês de Junho, adiantou.

Para João Domingos Correia, este processo é um passo “marcante” para a comunicação em Cabo Verde e é o primeiro passo no “hub tecnológico” do arquipélago.

“Tem maior capacidade que todos os cabos existentes, vai securizar a comunicação e ligação de Cabo Verde ao mundo, que não existe neste momento. Neste momento, só temos um único cabo, caso houver algum problema ficamos desligados do mundo e nem internamente poderemos comunicar”, advertiu.

O cabo EllaLink, prosseguiu, irá fornecer capacidades adicionais à Cabo Verde que poderão ser vendidas a outros países africanos.

Ainda, indicou, o advento do 5G só é possível com esse cabo, uma vez que ainda o País não tem capacidade de Internet para fazer o 5G funcionar neste momento.

Para o secretário de Estado para a Inovação, Pedro Lopes, que falava hoje à margem do lançamento da pré-incubadora TICSEED do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), na Cidade da Praia, o cabo EllaLink irá reforçar a conectividade do País.

“Daqui a dois dias chegará também a Cabo Verde o EllaLink, um investimento grande do Governo de Cabo Verde para reforçar a nossa conetividade, ligarmos ao mundo, permitir que sejamos cada vez mais fortes, naquilo que é a nossa vontade, que é a nossa conexão também a Internet”, informou Pedro Lopes.

O Sistema EllaLink é um cabo submarino de fibra óptica de última geração, projectado para atender à demanda de tráfego entre a Europa e a América Latina, com possibilidade de inclusão do tráfego da região da CEDEAO, a partir de Cabo Verde.

AM/CP

Inforpress/Fim

(Rectifica-se o sétimo parágrafo, substituindo “Tem maior capacidade que todos os cabos existentes, vai sintonizar a comunicação e ligação de Cabo Verde ao mundo, que não existe neste momento. Neste momento, não temos um único cabo, caso houver algum problema ficamos desligados do mundo e nem internamente poderemos comunicar”, advertiu”, por “Tem maior capacidade que todos os cabos existentes, vai securizar a comunicação e ligação de Cabo Verde ao mundo, que não existe neste momento. Neste momento, temos um único cabo, caso houver algum problema ficamos desligados do mundo e nem internamente poderemos comunicar”, advertiu).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos