Amadeu Oliveira exerce advocacia de forma ilegal – bastonária da Ordem dos Advogados de Cabo Verde

 

Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – A bastonária da Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV) denunciou hoje, na Cidade da Praia, que o advogado Amadeu Oliveira tem exercido ilegalmente a profissão, já que se encontra suspenso por falta de pagamento das quotas.

Sofia de Oliveira Lima fez essas acusações em declarações à imprensa no final de um encontro de trabalho com o grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), no âmbito da preparação do debate sobre o Estado da Justiça que acontece na próxima semana.

“O Dr. Amadeu Oliveira, neste momento, está suspenso como advogado por falta de pagamento da quota, ou seja, está a exercer ilegalmente a profissão. Isto é um crime”, afirmou a bastonária, garantindo que ainda este ano, a Ordem irá combater a prática ilícita da profissão no país.

Segundo a advogada, a OACV vai utilizar mecanismos mais efectivos para efectuar a cobrança das quotas em dívidas que ascendem os 9.000 contos, assim como tomar medidas para impedir o exercício elícito da profissão, já que é um crime, sublinhando que só vai saber quantos advogados estão a exercer ilicitamente a profissão depois da notificação para o pagamento das quotas.

Entretanto, Sofia de Oliveira Lima exorta os cidadãos e os colegas advogados a fazerem denúncias se tiverem conhecimento do exercício ilegal da profissão, indicando que, actualmente, estão inscritos na OACV cerca de 600 advogados, entre os quais mais de 100 são estagiários.

Quanto às denúncias feitas por Amadeu Oliveira sobre a alegada adulteração de provas no Supremo Tribunal da Justiça, a bastonária disse que a Ordem “não dispõe” dos factos que comprovem o que foi dito, mas entendeu que, Amadeu Oliveira, enquanto jurista, que já foi procurador da República e já exerceu advocacia, “está apto para dar o prosseguimento adequado às denúncias que fez”.

DR/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos