Cidade da Praia, 06 Fev (Inforpress) – O arquitecto português Siza Vieira vai proferir segunda-feira, 11, na cidade da Praia, uma palestra denominada “Sistema de Construção em Betão Branco”, material usado na construção da nova sede do Banco de Cabo Verde (BCV).
O evento, que terá lugar no âmbito de uma visita de uma delegação chefiada por Siza Vieira às obras da Nova Sede do BCV, cujo projecto foi elaborado pelo arquitecto português, de 9 a 13 de Fevereiro, tem com o propósito chamar a atenção dos técnicos da área sobre a construção em betão.
Considerando que o sistema de construção em betão branco é algo inédito em Cabo Verde e que a utilização deste tipo de material representa um pressuposto base para o projecto de arquitectura da nova sede, o Banco de Cabo Verde entendeu, segundo uma nota de imprensa, convidar o arquitecto Siza Vieira para partilhar a sua experiência na matéria com arquitectos, engenheiros e demais interessados.
A palestra, de acordo com a nota de imprensa do BCV, vai contra com a participação de arquitectos, engenheiros, ordens profissionais do ramo da arquitectura e engenharia, professores universitários, o Laboratório de Engenheira Civil, o Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA) do Ministério das Infra-estruturas, o Pelouro de Urbanismo da Câmara Municipal da Praia, entre outros interessados.
As obras da sede do BCV, a localizar-se em Achada de Santo António, ao lado da Assembleia Nacional, que foi iniciada em Agosto de 2017, após a autorização governamental de 22 de Outubro de 2016, encontram-se já em fase avançada de construção.
A nova sede representa um marco inegável e decisivo para o reforço institucional do BCV, sendo imprescindível, na óptica do desenvolvimento de um sistema financeiro moderno e de um papel cada vez mais exigente para o Banco Central, cita a nota de imprensa.
A empreitada de construção está consignada ao Agrupamento Complementar de Empresas vencedor do Concurso Público Internacional, formado pela empresa espanhola Construtora San José, S.A. e pela empresa cabo-verdiana SGL, Sociedade de Construções, S.A.
A construção da nova sede do BCV projectada por Siza Vieira, conhecido pelas suas obras em betão branco, material introduzido agora em Cabo Verde, está orçamentada em 1.800.000.000$00 (mil e oitocentos milhões de escudos).
PC/JMV
Inforpress/Fim