Alemanha vai reforçar uso do carvão face à redução nas entregas de gás russo

Berlim, 19 Jun (Inforpress) – A Alemanha vai adoptar medidas de urgência para garantir a segurança do abastecimento face à redução nas entregas de gás russo, nomeadamente reforçando a utilização das centrais a carvão para produção de electricidade, anunciou hoje o Governo.

“Para reduzir o consumo de gás, tem de ser menos utilizado para a produção de electricidade. Em alternativa, as centrais a carvão terão de ser mais usadas”, afirmou hoje o Ministério da Economia em comunicado.

As exportações de gás russo em direcção à Europa estão em baixa constante desde o início das sanções contra a Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia. A Gazprom interrompeu as suas entregas de gás a diversos clientes europeus que recusaram pagar em rublos.

Cerca de metade das empresas estrangeiras que concluíram um contrato de fornecimento de gás com a Gazprom abriram uma conta em rublos junto do Gazprombank para garantir os seus pagamentos, assegurou em meados de Maio o vice-primeiro-ministro russo Alexandre Novak, citado pela agência noticiosa Ria-Novosti.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos