Aldeias Infantis SOS homenageiam embaixada da China pelo seu contributo na trajectória da organização (c/vídeo)

Cidade da Praia, 21 Dez (Inforpress) – As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde homenagearam hoje a embaixada da República Popular da China no país, destacando os seus “vários contributos” ao longo da trajectória da organização.

Em declarações aos jornalistas, em Ribeirão Chiqueiro, São Domingos, à margem da homenagem, o director das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Dionísio Pereira, disse que a representação diplomática da China, na cidade da Praia, tem ajudado a organização que dirige no desenvolvimento psicológico e equilíbrio emocional das suas crianças.

“Todos os anos, ou nós vamos à embaixada conviver com eles na quadra natalícia ou vêm para a Aldeia conviver connosco”, exemplificou, justificando que esta homenagem significa a valorização desta parceria.

Para o responsável, este é um momento de elevação da auto-estima, apreço, reconhecimento e interacção entre as pessoas.

“Tudo isso veio fortalecer as relações da amizade e de cooperação que vem de longa data. A China acompanhou a luta de libertação da Guiné e Cabo Verde, formou quadros, forneceu material bélico para a guerra que se desenvolveu na Guiné e que conduziu à independência dos dois países”, recordou.

Segundo lembrou, no quadro da celebração dos 35 anos da instituição que dirige, foram feitas quatro homenagens, incluindo a de hoje.

No quadro desta homenagem, a Aldeia Infantil SOS de São Domingos inaugurou duas cisternas financiadas pela Embaixada da China, que aproveitou a ocasião para ofertar alguns equipamentos informáticos e outros donativos àquela organização.

“Como temos carência de água e muitas vezes quando chove torrencialmente não temos capacidade de captação de águas pluviais apresentamos um projecto à embaixada que decidiu acompanhar-nos”, explicou, anunciando que apresentou ao embaixador da China um outro projecto mais ambicioso, que é o da auto-suficiência em matéria de legumes.

Por sua vez, o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, manifestou-se honrado com esta homenagem e  mostrou-se “satisfeito” com a forma como as crianças estão sendo cuidadas na Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.

O representante diplomático da China agradeceu pela homenagem, que, no seu entender, é um reconhecimento de todo o trabalho da sua embaixada e da amizade existente entre o seu país e Cabo Verde.

“Eu visitei hoje de manhã a Casa da China e constatei que, sob a protecção das mães, as crianças levam uma vida muito boa. Isso é uma miniatura de o que é o bom funcionamento em todas as casas”, declarou.

WM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos