AJOC promove conferência sobre desafios do jornalismo no contexto da desinformação

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde promove na próxima sexta-feira, na Cidade da Praia, uma conferência sobre desafios do jornalismo no contexto da desinformação para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 03 de Maio.

Em declarações hoje à Inforpress, à margem da cerimónia de apresentação dos vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo (PNJ) 2019, na Cidade da Praia, o presidente da AJOC, Carlos Santos, justificou a escolha do tema com o facto de a desinformação ser “uma ameaça para as sociedades modernas e para a democracia”.

“A AJOC achou por bem trazer este tema juntando a questão do jornalismo da investigação”, sublinhou o dirigente sindical.

Carlos Santos lembrou que o relatório dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) chama a atenção para a degradação da liberdade de imprensa, sobretudo na região africana onde Cabo Verde está inserido, afirmando que os jornalistas que se dedicam à investigação são perseguidos e, portanto, segundo ele, faz todo o sentido reflectir o tema.

A Federação Internacional de Jornalistas escolheu para esse dia o tema cobertura de actos eleitorais, questão que Carlos Santos considera “pertinente” e “tem suscitado críticas” por parte dos cidadãos.

Nesta conferência serão apresentados “Os desafios do jornalismo de investigação”, a cargo do jornalista português José Manuel Fernandes, fundador do jornal Público e editor-chefe do jornal online Observador. Daniel Almeida, do jornal A Nação, fará contextualização do jornalismo de investigação em Cabo Verde.

No segundo painel serão abordados “Os limites à liberdade da Comunicação Social /Direitos e Garantias dos cidadãos” e “O papel dos media na promoção e defesa dos direitos humanos em Cabo Verde”.

A conferência conta com a parceria da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e das embaixadas dos Estados Unidos e de Portugal.

VC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos