Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Agricultura: Estado concede posse plena de parcelas a cerca de 70 famílias no Porto Novo

Porto Novo, 03 Fev (Inforpress) – Sessenta e oito famílias distribuídas pelos perímetros agrícolas da Ribeira dos Bodes, Manuel Lopes e Ponte Sul/Chã de Mato recebem em definitivo, já a partir desta semana, as parcelas que cultivam, pertencentes ainda ao Estado.

A entrega definitiva das parcelas insere-se no âmbito de um programa de inaugurações no município do Porto Novo, ao longo deste mês de Fevereiro, divulgado hoje pela câmara, que, além de terrenos agrícolas às 68 famílias, inclui ainda a cedência de sistemas de bombagem de água aos agricultores.

Este sábado, 22 famílias da Ribeira dos Bodes vão poder receber, definitivamente, as parcelas que cultivam “há muitos anos”, uma medida cuja concretização está a ser aguardada com “grande expectativa” pelos lavradores, segundo o representante da classe, Henrique da Luz.

No dia 11 será a vez de 24 agricultores em Manuel Lopes serem contemplados com parcelas e, dois dias depois, outros 22 agricultores em Ponte Sul/Chã de Mato serão igualmente contemplados com posse plena dos terrenos que trabalham em regime de posse útil.

Ao todo, mais de uma centena de agricultores em todo o concelho do Porto Novo espera receber, no decorrer de 2021, a posse plena dos terrenos do Estado que têm vindo a cultivar nos últimos anos.

A previsão do Governo aponta para a atribuição de posse plena de parcelas a mais 114 agricultores distribuídos pelos perímetros agrícolas da Ribeira dos Bodes, Ponte Sul/Chã de Mato, Casa de Meio e Morro de Cavalo (Ribeira da Cruz).

Em 2020, foram 90 agricultores dos perímetros agrícolas de Chã de Norte e Ponte Sul/Chã de Mato que tiveram a oportunidade de realizar o sonho de ser donos das suas parcelas.

Em 2018, 22 agricultores em Casa de Meio beneficiariam da mesma medida.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos