Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Agências das Nações Unidas e Governo assinam planos de trabalho anuais

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) –  A Direcção Nacional do Planeamento e o Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, em Cabo Verde, assinou com o Governo e 16 parceiros de implementação 12 planos nacional de trabalho anual, orçados em oito milhões de dólares.

Na sequência da assinatura do plano de trabalho das Nações Unidas no período 2018-2022, orçado em 41 milhões de dólares, na Cidade da Praia, foi formalizado a cooperação entre os parceiros para o ano de 2019.

Segundo o gestor interino do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, Boubou Camara,  será atribuído oito milhões dólares para a execução de trabalhos no domínio do reforço de desenvolvimento do capital humano, como educação, saúde, protecção social e das crianças, gestão durável dos recursos, a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, o reforço da governação democrática entre outras áreas.

Este montante, ajuntou, é fruto da parceria do Governo de Luxemburgo e a União Europeia com os escritores das Nações Unidas.

“Representam um montante anual de cerca de 8 milhões, dos quais 1,7 milhões provenientes dos recursos próprios das agências e cerca de 6,4 milhões dos recursos financeiros mobilizados”, informou.

Conforme disse, com esse plano de trabalho novos projectos estão sendo desenvolvidos, de acordo com as prioridades nacionais para o desenvolvimento do continente, e para atingir os objectivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

Para a directora Nacional do Planeamento do Ministério das Finanças, Carla Cruz, há um “claro alinhamento” do programa conjunto de cooperação do PNUD, UNFPA e UNICEF com Cabo Verde, o CCPD (2018-2022),  com o Plano de Desenvolvimento Sustentável (PEDS 2017-21).

“As Nações Unidas, naturalmente, aparecem como um parceiro na implementação dessa estratégia de desenvolvimento sustentável de Cabo Verde e através dessas acções, anuais, nós conseguimos de facto mesurar a implementação da estratégia”, assegurou.

Estes planos de trabalho assinados com os diferentes ministérios e parceiros de implementação marcam a materialização do programa de cooperação das agências PNUD, UNFPA e UNICEF, com Cabo Verde, o Governo, mas também com outros parceiros e organizações da sociedade civil.

AM/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos