Agência de Aviação Civil insta Binter a fazer cálculo de performance dos seus aparelhos na pista de São Nicolau

 

Cidade da Praia, 27 Jun (Inforpress) – A Agência de Aviação Civil instou a companhia Binter CV a fazer o cálculo de performance dos seus aparelhos na pista de São Nicolau e prometeu averiguar as condições que os voos desta transportadora foram realizados neste aeródromo.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde, o administrador de operações de voo da Agência de Aviação Civil (AAC), Rui Figueiredo Soares, avançou que a transportadora tinha que ter a atenção na revisão de cálculos de performance dos seus aparelhos, alegando que foram feitas as alterações da pista da ilha de São Nicolau em Março de 2017.

Rui Soares clarificou que, com a alteração da pista de pouso, a companhia aérea obriga-se a efectuar a revisão de cálculos de performance dos seus aparelhos, afirmando que isto aplica-se a cada aparelho, mesmo sendo do mesmo modelo.

“Uma vez que Cabo Verde não possui aviões novos, a alteração de dados tem de ser feita de acordo com os dados manuais. Efectivamente, as alterações foram feitas em Março”, salientou Rui Soares.

O responsável da AAC acredita que tenha havido uma falha de comunicação entre a ASA (Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea) e a Binter, asseverando que, embora tenha sido feita a alteração na pista, foram efectuados vários voos para a ilha pela TACV com os mesmos aparelhos (ATR), mas especifica que cada aparelho tem de fazer a revisão de cálculo de performance.

Isto, na óptica do administrador de operações de voo da AAC, para não colocar em causa a segurança das operações.

Por outro lado, Rui Soares revelou que, mesmo tendo em conta as limitações físicas do aeródromo de São Nicolau, com referência clara para as limitações de infra-estrutura, a Binter realizou o seu voo inaugural no dia 17 de Junho, seguido de um outro de “evacuação” médica, no dia seguinte, e mais dois voos comerciais nos dias subsequentes.

O porta-voz da AAC afirmou que a instituição que fiscaliza os aeroportos em Cabo Verde está ciente aos voos realizados pela Binter na ilha de São Nicolau e vai averiguar em que condições é que foram realizados.

EA/SR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos