PR considera zona de livre comércio um “recurso estratégico” para transformação de África (c/áudio)

Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) – O Presidente da República (PR), José Maria Neves, considerou hoje que a Área de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA) é um “recurso estratégico” no processo de modernização e de transformação do continente africano.

O chefe de Estado fez estas considerações, ao ser questionado pelos jornalistas durante uma visita às instalações do Estado Maior das Forças Armadas, na Praia, sobre o facto de Cabo Verde tornar-se no 41º Estado-membro a ratificar o Acordo de Criação da Área de Comércio Livre Continental Africana.

O acordo que estabelece o AfCFTA foi assinado por 54 Estados membros da União Africana (UA), sendo que 41 Estados-membros da UA são também Estados partes no Acordo, em virtude dos seus depósitos dos instrumentos de ratificação do Acordo.

“Já há 41 países, e Cabo Verde foi o quadragésimo primeiro a depositar a ratificação do acordo, e fizemo-lo agora na Addis Abeba, durante a Cimeira dos Chefes de Estado do Governo da União Africana”, referiu.

Entretanto, adiantou que neste momento há um processo em curso muito auspicioso e que poderá fazer com que os Estados possam reforçar as relações comerciais entre os países africanos, permitindo, também, alavancar o processo de crescimento e desenvolvimento do continente após pandemia.

“África têm enormes potencialidades, há um esforço grande da União Africana no sentido da modernização e da transformação do continente e há um processo em curso de reforço das trocas que são ainda muito reduzidas entre os diversos países africanos”, constatou.

O acordo, assinado por 54 países do continente com excepção da Eritreia, pretende eliminar ou reduzir as tarifas alfandegárias na maior parte dos bens, facilitar o movimento de pessoas e de capital, promover o investimento no continente e preparar o estabelecimento de uma união aduaneira em África.

AV/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos