Afreximbank espera negócios de mais de 40 mil milhões na segunda feira do comércio africano

Kigali, 17 Mai (Inforpress) – O presidente do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) prevê que a segunda Feira de Comércio Internacional Intra-africana, em Kigali, em 2020, realize negócios no valor de mais de 40 mil milhões de dólares.

De acordo com um comunicado divulgado pelo banco com sede no Cairo, o presidente desta instituição multilateral financeira dedicada à promoção do comércio em África disse que a feira, a organizar juntamente com a União Africana na capital do Ruanda, no próximo ano, deverá ter mais de mil expositores e albergar mais de 10 mil compradores, acolhendo participantes de mais de 50 países.

O objectivo é potenciar os acordos feitos na primeira reunião do género, que decorreu no ano passado no Cairo, e na qual foram feitos “mais de 32 mil milhões de dólares em acordos, alguns dos quais já financiados pelo Afreximbank”.

Oramah anunciou a realização de um Fórum sobre Comércio e Investimento em África e lembrou que “já há 52 países que assinaram o tratado de livre comércio e 22 que o ratificaram, o que abre o caminho para o acordo entrar em vigor”.

Presente na cerimónia de assinatura do acordo de lançamento da Feira, o comissário para o Comércio e Indústria da União Africana, Albert Muchanga, anunciou o lançamento de um Observatório do Comércio Africano, que vai “recolher informação relacionada com as actividades comerciais dos países africanos e ser um recurso para qualquer pessoa que queira fazer negócios no continente enquanto fonte de estatísticas do comércio”, segundo o comunicado.

A segunda Feira de Comércio Internacional Intra-africana realiza-se em Kigali de 1 a 7 de Setembro de 2020.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos