Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Aeroportos europeus afirmam que surto do novo coronavírus representa “crise sem precedentes”

Bruxelas, 10 Mar (Inforpress) – O Conselho Internacional de Aeroportos na Europa advertiu hoje que o surto do novo coronavírus está a tornar-se “uma crise sem precedentes” para os aeroportos europeus e previu que no primeiro trimestre haja menos 67 milhões de passageiros.

Em comunicado, o conselho (ACI Europe) indicou que a situação nos aeroportos está a deteriorar-se “com rapidez”.

“As companhias aéreas estão a reduzir drasticamente a sua capacidade e a cancelar serviços em resposta a uma procura descendente, resultado da perda de confiança, mudanças nas políticas de viagens de empresas e medidas governamentais que directa ou indirectamente restringem a mobilidade, no âmbito dos esforços para conter a expansão do vírus”, declarou o director-geral do organismo, Olivier Jankovec.

A epidemia de Covid-19 está a tornar-se “um golpe de proporções sem precedentes” para o sector dos aeroportos, acrescentou.

Olivier Jankovec reconheceu que de momento os aeroportos em Itália são os mais afectados, mesmo antes da decisão do Governo italiano de alargar a todo o país as medidas de isolamento, com quedas superiores a 60% dos passageiros.

Uma avaliação inicial do conselho indica que haverá menos 67 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2020, uma descida de 13,5% em relação ao cenário habitual.

Para o conjunto do ano, as previsões são de menos 187 milhões de passageiros nos aeroportos europeus, uma descida de 7,5%.

Em termos financeiros, podem perder-se 1.320 milhões de euros em receitas entre Janeiro e Março de 2020.

O ACI Europe pede que os governos só considerem as proibições de viajar e outras iniciativas que afectem a conectividade aérea “como medida de último recurso e pelo menor tempo possível”.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos