Cidade da Praia, 19 Dez (Inforpress) – A Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC) distribuiu hoje cerca de 40 par de óculos para a ajudar no combate à cegueira evitável, confirmou o presidente da organização, adiantado que o objectivo é continuar com estas acções.
Em declarações à imprensa, Marciano Monteiro explicou que esta doação consiste num “grande objectivo” que a ADEVIC tem, que é o da luta contra a cegueira evitável, porque entende que quanto menos problemas com a saúde ocular em Cabo Verde, menor serão as demandas da associação e dos responsáveis nacionais da saúde.
“Por isso, dentro desse objectivo nós conseguimos uma parceria que está a nos ajudar a distribuir óculos para pessoas de baixa renda”, acrescentou o responsável, completando que servirão para “minimizar o sofrimento dessas pessoas”.
A ADEVIC, disse o seu presidente, tem tentado, sempre que possível, cumprir esse objectivo que é a luta contra a cegueira evitável.
“Nós já fizemos algumas distribuições em outras alturas também, mas neste momento, desta remessa estamos a contemplar cerca de 40 pessoas”, acrescentou Marciano Monteiro, completando que pretendem continuar a trabalhar neste sentido, para que no futuro também continuem a apoiar estas pessoas.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que a cegueira afecta 39 milhões de pessoas e que 246 milhões sofrem de perda moderada ou severa da visão.
De acordo ainda com a OMS, mais de 75% dos problemas visuais poderiam ser evitados ou curados se diagnosticados precocemente.
Além dos exames de rotina a OMS recomenda a prática de hábitos e cuidados, visto que uma boa parte das doenças nos olhos, é causada pelo tempo, ou por uso indevido de produtos, sem consulta médica.
GSF/JMV
Inforpress/Fim