Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ADEVIC distribui cerca de 40 óculos para ajudar a combater cegueira evitável

Cidade da Praia, 19 Dez (Inforpress) – A Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC) distribuiu hoje cerca de 40 par de óculos para a ajudar no combate à cegueira evitável, confirmou o presidente da organização, adiantado que o objectivo é continuar com estas acções.

Em declarações à imprensa, Marciano Monteiro explicou que esta doação consiste num “grande objectivo” que a ADEVIC tem, que é o da luta contra a cegueira evitável, porque entende que quanto menos problemas com a saúde ocular em Cabo Verde, menor serão as demandas da associação e dos responsáveis nacionais da saúde.

“Por isso, dentro desse objectivo nós conseguimos uma parceria que está a nos ajudar a distribuir óculos para pessoas de baixa renda”, acrescentou o responsável, completando que servirão para “minimizar o sofrimento dessas pessoas”.

A ADEVIC, disse o seu presidente, tem tentado, sempre que possível, cumprir esse objectivo que é a luta contra a cegueira evitável.

“Nós já fizemos algumas distribuições em outras alturas também, mas neste momento, desta remessa estamos a contemplar cerca de 40 pessoas”, acrescentou Marciano Monteiro, completando que pretendem continuar a trabalhar neste sentido, para que no futuro também continuem a apoiar estas pessoas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que a cegueira afecta 39 milhões de pessoas e que 246 milhões sofrem de perda moderada ou severa da visão.

De acordo ainda com a OMS, mais de 75% dos problemas visuais poderiam ser evitados ou curados se diagnosticados precocemente.

Além dos exames de rotina a OMS recomenda a prática de hábitos e cuidados, visto que uma boa parte das doenças nos olhos, é causada pelo tempo, ou por uso indevido de produtos, sem consulta médica.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos