Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Adiado para sexta-feira terceiro voo tripulado da SpaceX para estação internacional

Lisboa, 21 Abr (Inforpress) – O lançamento do terceiro voo tripulado da empresa SpaceX com destino à Estação Espacial Internacional (EEI) foi adiado de quinta para sexta-feira devido a condições meteorológicas adversas, anunciou hoje a agência espacial norte-americana (NASA).

A nave Crew Dragon, onde seguem quatro astronautas (dois norte-americanos, um francês e um japonês), será lançada a bordo do foguetão Falcon 9, ambos da empresa dirigida pelo magnata norte-americano Elon Musk, às 10:49 (hora de Lisboa) do Centro Espacial Kennedy, da NASA, em Cabo Canaveral, no estado da Florida.

Trata-se do terceiro voo tripulado da SpaceX – os outros dois foram em Maio e Novembro de 2020 – e do primeiro com dois parceiros internacionais, sendo que o francês Thomas Pesquet será o primeiro astronauta europeu a ser enviado para a EEI numa nave de fabrico norte-americano decorridos mais de dez anos.

Com Thomas Pesquet, que cumprirá a sua segunda missão na EEI, seguem os astronautas norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur (comandante e piloto de voo, respectivamente) e o japonês Akihiko Hoshide. A tripulação desta missão ficará seis meses na EEI, onde a Crew Dragon deverá acoplar no sábado às 10:10 (hora de Lisboa).

Os quatro astronautas, que entre outras tarefas vão fazer experiências científicas em microgravidade, irão coabitar por pouco tempo a EEI com os astronautas norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker e o japonês Soichi Noguchi, que deverão regressar à Terra no fim de Abril ou início de Maio, após cerca de seis meses no espaço.

A NASA juntou-se à empresa aeroespacial privada norte-americana SpaceX para enviar astronautas à EEI, prescindindo das naves russas Soyuz.

Em 30 de Maio de 2020, os Estados Unidos enviaram dois astronautas para a EEI, a bordo da Crew Dragon, pondo fim, com um voo de teste, a um interregno de quase nove anos de voos espaciais com veículos de fabrico não-americano. O último voo de vaivéns da NASA, no caso da frota Atlantis, ocorreu em 08 de Julho de 2011.

Tanto a nave da versão Crew Dragon, com capacidade para transportar até sete astronautas, como o foguetão Falcon 9 são reutilizáveis.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos