Cidade da Praia, 21 Abr (Inforpress) – A Associação de Defesa do Ambiente e do Desenvolvimento (ADAD) promove no sábado, 22, em Serra Malagueta, uma campanha de sensibilização, prevenção e de luta contra os incêndios florestais, anunciou hoje o presidente Januário Nascimento.
Segundo explicou, esta e outras acções constam do projecto de “Valorização e limpeza das zonas costeiras da região da ilha de Santiago”, para celebrar o Dia Mundial da Terra, que se celebra no sábado, 22, sob o lema “Investir do nosso Planeta”.
Financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), o projecto tem por objectivo alertar a população sobre a necessidade de mudança na forma como se lida com o plástico, e das oportunidades existentes a nível de geração de emprego e de rendimentos nas comunidades através da reciclagem.
Durante a sua intervenção, no acto central, que decorreu na manhã de hoje na Escola Secundária de Achada Grande Frente, Januário Nascimento avançou que para este sábado está prevista uma visita de terreno a localidade de Serra Malagueta para acções de sensibilização e campanhas de prevenção da luta contra os incêndios florestais.
Explicou que apesar de a comunidade ter forte influência das zonas costeiras, boa parte da população se dedica ao mar e enfrenta alguns problemas do ambiente, a escola tem sido uma referência a nível da preservação do meio ambiente e deve servir de exemplo para outros estabelecimentos escolares a nível do país.
Januário Nascimento desafiou a todos a participarem nas acções e actividades que promovam a saúde do Planeta, tanto a nível global como regional.
Consta ainda do programa visitas de terreno, ações de formações e um seminário internacional sobre a mobilização de recursos e soluções baseadas na natureza.
Na ocasião, o embaixador dos EUA, Jeff Daigle, que agradeceu a ADAD pelo trabalho que tem feito, avançou que no âmbito do Programa de Autoajuda da embaixada foram disponibilizados 8 mil dólares para campanhas de sensibilização, formação e actividades de recolha e reciclagem de plásticos.
Segundo o diplomata, a ideia é ajudar a fortalecer a resiliência às mudanças climáticas e ao mesmo tempo promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável, sendo que são cada vez mais importantes implementar medidas que protejam o meio ambiente e de adaptação às mudanças climáticas.
“A nossa parceria com a ADAD está a gerar resultados positivos, juntos estamos a ajudar a melhorar a qualidade de vida das famílias possibilitando o acesso a oportunidades económicas amigas do ambiente”, concluiu.
AV/AA
Inforpress/Fim