Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) defendeu hoje que a educação ambiental deve ser considerada um desígnio nacional, atitude que considera fundamental para a protecção e preservação da natureza.
Esta ideia foi defendida pelo porta-voz da ADAD, Aristides Reis, à margem do acto de plantação de plantas que aconteceu na Universidade Jean Piaget, no âmbito da celebração de Junho como mês do ambiente.
Segundo aquele responsável, a acção de plantação de plantas é uma componente importante na defesa do ambiente, porém, explicou, é preciso “apostar na educação”, para que haja “mudança de atitudes e comportamentos”.
No seu entender, a educação ambiental não é uma exclusividade das entidades públicas e privadas ou das organizações da sociedade civil, mas também uma responsabilidade dos pais, dos professores e de cada cidadão.
“A educação ambiental é uma questão que deve ser assumida como um desígnio nacional”, reiterou.
Por outro lado, considerou que uma das formas de combater as alterações climáticas é a reflorestação, por isso, frisou, a plantação de árvores é um pacote dentro deste projecto importante para o equilíbrio no ecossistema.
“Somos uma associação que prima pelo equilíbrio ambiental, promovemos acções neste sentido e queremos que Cabo Verde adopte cada vez mais estas iniciativas”, salientou.
No entanto, a falta de água é visível em várias localidades no País, pelo que advoga que esta problemática deve ser combatida, primeiramente, com a racionalização do consumo, assim como investimentos para mobilização de água.
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2021-2030 como a década das Nações Unidas para a recuperação dos ecossistemas, cujo objectivo é acelerar a promoção global da recuperação e ecossistemas degradados.
Neste âmbito, a ADAD e seus parceiros vão organizar uma série de actividades, entre os quais se destacam uma exposição sobre projectos financiados pela fundação MAVA em Cabo Verde, uma mega plantação de árvores durante 48 horas, entre outros.
HR/ZS
Inforpress/Fim