ADAD apela às autoridades cabo-verdianas a cumprirem a legislação marítima e ambiental

Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) – O presidente da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), Januário Nascimento, apelou hoje às autoridades cabo-verdianas a respeitarem a legislação marítima e ambiental, visando garantir a preservação e valorização da zona costeira.

O apelo foi feito em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de entrega do prémio “Jovem Ambiental”, nas vertentes poesia, conto e desenho, no âmbito do workshop do projecto “Redução do impacto de infra-estruturas sobre ecossistemas costeiros na África Ocidental” e apresentação dos resultados do projecto “Agricultura e segurança alimentar”, promovida pela ADAD, que arrancou hoje e vai até este sábado, 21, na Cidade da Praia.

“Aqui lançamos um apelo muito claro às autoridades, tanto nacionais como municipais, para que respeitem a legislação, porque infelizmente a nossa zona costeira tem sido muito maltratada, particularmente na Cidade da Praia, por isso, apelamos para que se respeite a legislação”, reiterou o responsável.

Conforme avançou Nascimento, em Cabo Verde, a infra-estrutura tem um “impacto muito grande” no ambiente, sobretudo no espaço marinho, daí, precisou, é necessário “despertar” a sociedade civil a darem o seu contributo na protecção da zona costeira na qual, “infelizmente”, não tem havido o cumprimento dos 80 metros, conforme estabelecido na lei.

Januário Nascimento destacou, por outro lado, a boa participação dos jovens no concurso tendo, no entanto, defendido a importância de se incentivar a classe juvenil sobre a necessidade de proteger o ambiente e desenvolver a arte pois, justificou, é “fundamental” haver o cruzamento entre o ambiente, a ciência e a cultura.

Concernente ao workshop, o presidente da ADAD avançou que o objectivo é divulgar e apresentar os resultados dos projectos sobre a segurança alimentar e agricultura e divulgar o projecto sobre a conservação da zona costeira e marinha.

TC/DR

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos