Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Actores do Sistema Estatístico Nacional debatem segunda-feira importância da elaboração da ENDE 2017-2021

 

Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress) – Os actores do Sistema Estatístico Nacional (SEN) reúnem-se segunda-feira, na Cidade da Praia, com o objectivo de debater a importância da elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE 2017-2021).

Em declarações à Inforpress, o coordenador técnico da (ENDE 2017-2021), Fernando Rocha explicou que o primeiro dos três seminários de consulta nacional para o lançamento do processo de elaboração deste instrumento visa, igualmente, divulgar e apresentar o seu roteiro e dar início ao processo do diagnóstico do mesmo documento.

O roteiro para a elaboração da ENDE 2017-2021 já foi concebido, tendo sido validado pelo Conselho Nacional de Estatística (órgão do Estado que superiormente orienta e coordena o SEN) na sua reunião ordinária do realizado em Março último, informou Fernando Rocha.

“Através deste seminário pretendemos socializar o roteiro no sentido de recolher subsídios, visando a elaboração da (ENDE 2017-2021), sublinhou.

Segundo o técnico do INE, o primeiro passo na elaboração de uma ENDE inicia com a preparação de um roteiro no qual se justifica a necessidade da elaboração deste documento e a importância do seu alinhamento com os programas de desenvolvimento do país, os objectivos e resultados esperados, os recursos humanos, as actividades, o calendário e orçamento.

“Com o ENDE 2017-2021, Cabo Verde está a lançar o processo de elaboração do seu terceiro ENDE. São poucos países no mundo que conseguiram este feito. Isso mostra a maturidade do nosso sistema estatístico”, realçou o coordenador.

A melhoria de qualidade de informação estatística, o reforço de capacitação de quadros, a melhoria de divulgação e promoção estatística e a construção da sede do INE, são os quatro pilares que sustentam este novo ENDE e que também foram recomendados pelo INE.

Em Cabo Verde, o processo de planeamento da actividade estatística nacional, inicialmente, foi enquadrado pelo Plano de Atividade Estatística 1998-2001, seguidamente, pela Agenda Estatística para o Desenvolvimento 2006-2011 e, por último, pela Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) para o período 2012-2016.

A ENDE é o instrumento de planeamento da actividade estatística oficial de médio prazo no âmbito do SEN, bem como de coordenação de parcerias para a estatística oficial, capaz de garantir adequada previsibilidade dos recursos para a actividade estatística do país.

Neste seminário vão participar os produtores (INE, BCV), os utilizadores de informação estatística, nomeadamente, órgãos de comunicação social, universidades, académicos, representantes dos órgãos decisores, os financiadores, agências internacionais de cooperação sedeadas em Cabo Verde e entre outros actores do Sistema Estatístico Nacional.

JL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos