Actividades culturais marcam o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

 

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – Uma exposição, declamação de poesias e um concerto musical com o fadista português Gil do Carmo, assinalam na quinta-feira, 04, em Cabo Verde, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, no Centro Cultural Português (CCP), Cidade da Praia.

De acordo com uma nota do CCP, as actividades iniciam-se às 17:30, no auditório dessa instituição, com uma exposição intitulada “O tempo da Língua”, seguindo-se depois uma exibição de filme “Língua vidas em português”, às 18:00.

Já para as 21:00, estão agendados uma sessão de declamação de poesias e um concerto musical com o fadista português Gil do Carmo , que vai estar acompanhado de Miguel Veras (guitarra) e Ndu Carlos (percussão).

O Português é a quarta língua mais falada do mundo, actualmente por 261 milhões de pessoas, nos cinco continentes e projecta-se que alcance os 380 milhões de pessoas em meados do século XXI. É ainda a língua mais falada no hemisfério sul, um dos cinco idiomas com mais utilizadores nas plataformas digitais e língua de trabalho em 32 organizações internacionais.

Criada em 1996, a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, actualmente constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, actua em áreas como cooperação para o desenvolvimento das sociedades dos países membros, promoção da língua portuguesa (em organismos internacionais) e concertação político-diplomática.

O dia 05 de Maio foi fixado como a data em que é anualmente comemorada a Língua Portuguesa e a Cultura na CPLP pelos chefes da diplomacia lusófonos, no âmbito do XIV Conselho de Ministros da Comunidade, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde.

FM/JM

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos