Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Acrides promove conferência para reflectir sobre direitos das crianças no pós-pandemia

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – A Associação das Crianças Desfavorecidas (Acrides) promove sábado, 20, no Hotel Trópico, uma conferência sobre o tema “Uma Criança um Cidadão! Criança Sujeito de Direito – Direitos e Deveres no Pós-Pandemia” para reflectir sobre os direitos das crianças.

Em declarações à Inforpress, Lourença Tavares, adiantou que o objectivo da conferência é lançar um olhar diferente para e sobre as crianças e famílias, e ao mesmo tempo comprometer-se em trabalhar para um futuro melhor no pós pandemia da covid-19.

“A Acrides e as Redes Locais de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças em Cabo Verde querem fazer ouvir as vozes das crianças do mundo, para começarmos a ser mais activos e mais engajados face à situação da pandemia”, disse.

A perspectiva, realçou, é contribuir para a formação das próximas gerações de pais, famílias, uma sociedade mais saudável e um mundo onde as crianças se sintam seguras e protegidas pelos adultos.

Ainda segundo Lourença Tavares, a conferência pretende promover o debate, aprofundado e alargado, sobre as respostas mais urgentes para as crianças, neste pós-pandemia, uma vez que os crimes sexuais contra criança vão aumentar, assim como o abandono escolar.

Conforme a responsável da Acrides, a saúde alimentar e a saúde psicológica da criança vão, também, aumentar uma vez que as situações socioeconómicas das famílias vulneráveis pioraram com a pandemia, sendo que a tendência no pós-pandemia é piorar ainda mais devido a problemas económicos por que passa o mundo.

E para responder ao apelo das Nações Unidas de que “Ninguém deve ser deixado para trás”, a Acrides é de opinião que todos devem dar a sua contribuição neste processo.

A conferência marcada para o dia em que se comemora o Dia Mundial da Criança e da Implementação da Convenção dos Direitos da Criança (CDC) vai debater temas como “Criança – Um Sujeito de Direitos: ganhos e desafios de 1992 a 2030” e o “Direitos da Criança no pós-pandemia: O papel da Família e do Estado na prevenção dos casos de violação dos direitos da Criança”.

Na ocasião será também lançado uma brochura intitulada “Defende-te do Abuso Sexual”, assinado um protocolo com a CVTelecom e entrega de certificados de reconhecimentos as Embaixadas de Portugal, EUA, e França, principais parceiros e a Embaixadora de Boa Vontade SSI Cabo Verde, Vera Duarte.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos