Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) –O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), o Instituto do Turismo e a Cooperação Espanhola rubricaram esta tarde, na Praia, um acordo tripartido que irá beneficiar as pessoas LGBTQI+ com uma formação economia.
O documento foi assinado pela presidente do ICIEG, Marisa Carvalho, pelo coordenador do Gabinete de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, José Soares, e por um representante da Fundação Triângulo Sérgio, à margem do encerramento de uma formação de capacitação para associações e activistas LGBTQI+, no âmbito do projecto “NU STA LI”.
Na ocasião, a presidente do ICIEG agradeceu a Cooperação Espanhola e ao Instituto do Turismo pelo facto de reconhecerem a importância desta temática, ao assumirem esse compromisso, uma vez que vai garantir a não discriminação e promover acções concretas e especificas para que realmente essas pessoas se sintam verdadeiramente livres.
“Apesar do ICIEG ter estado a trabalhar sempre junto da comunidade pela primeira vez um plano nacional de igualdade de género tem especificamente acções concretas e direcionadas a comunidade LGBTIQ+”, sublinhou.
Marisa Carvalho adiantou que o plano foi aprovado em Conselho de Ministros, o que demonstra, segundo a responsável, que há um engajamento transversal de todo o Governo e do país para que essas questões sejam tratadas e realmente garantidas, já que sendo um direito humano fundamental, independente da identificação de gênero, orientação social, todos têm os mesmos direitos.
“O que estamos a fazer é garantir que todas as pessoas em Cabo Verde tenham igualdade de tratamento e de oportunidades”, garantiu a presidente do ICIEG.
Por seu turno, José Soares, em representação do Instituto do Turismo, disse que o ministério está a cumprir e materializar aquilo que são os preceitos da Constituição da República e fazer valer o objectivo que é ter um turismo inclusivo, seguro e sustentável.
“O Ministério do Turismo estará aberto e disponível para que todos se sintam dentro do sector do turismo e em Cabo Verde e estamos totalmente disponíveis e engajados para a materialização deste projecto e para acções consequentes, tanto a nível do ministério, como dos nossos parceiros”, assegurou.
A formação culminou com a assinatura do Plano Estratégico e o Roteiro de Trabalho e envolveu representantes da Associação Gay Cabo-verdiana, Associação Arco-Íris, Associação LGBTI da Praia e outros ativistas.
AV/JMV
Inforpress/Fim