Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Acarinhar promove workshop sobre “alimentação na(s) deficiência(s)”

Cidade da Praia, 16 Set (Inforpress) – A temática “alimentação na(s) deficiência(s)” vai ser debatida quarta-feira, num workshop na Cidade da Praia, promovido pela Associação das Famílias e Amigos das Crianças com Paralisia Cerebral (Acarinhar).

O evento, a ser organizado em parceria com a Federação das Associações de Pessoas com Deficiências (FECAD), visa, segundo a presidente da Acarinhar, Teresa Mascarenhas, sensibilizar e informar as famílias, as pessoas com deficiência, os técnicos e cuidadores formais e informais sobre a importância de alimentação nas pessoas com deficiência (PcD).

“Com isso queremos melhorar o conhecimento e as capacidades técnicas de profissionais, familiares, cuidadores e outros técnicos que contactem, directa ou indiretamente com a população com deficiência, a importância de uma alimentação saudável para uma pessoa com deficiência”, destacou Teresa Mascarenhas.

Conforme a presidente da Acarinhar, os hábitos alimentares são de extrema importância, pois envolvem o bem-estar da criança, como também da família influenciando-se mutuamente.

A má alimentação, explicou, pode trazer aspetos prejudiciais para a saúde física, emocional e cognitiva, afectando a qualidade de vida das pessoas com deficiência e em particular as com paralisia cerebral.

O workshop, que terá lugar na sede da FECAD, situada na Cidadela, vai abordar temas como a “Importância da alimentação na paralisia cerebral e o seu suporte nutricional e posicionamento” e a “Abordagem nutricional na paralisia cerebral\disfagia: desafios e estratégias”.

O “Trabalho multidisciplinar na(s) deficiência(s)”, “Afecto e estado emocional relacionada com a alimentação”, e “Síndrome de Prader-Willi, distúrbios alimentares”, são outros temas em debate.

A Associação Acarinhar destina-se a ajudar crianças com múltiplos diagnósticos relacionados com deficiência motora e psicológica, nomeadamente a Paralisia Cerebral.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos