Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Abertura do curso de licenciatura em língua chinesa na Uni-CV é concretização de um sonho – reitora

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – A reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Judite Nascimento, afirmou hoje que a abertura do curso de licenciatura em língua chinesa na referida instituição é a concretização de um sonho acalentado desde 2015. 

Judite Nascimento fez estas afirmações à imprensa, à margem da cerimónia de abertura do curso de licenciatura em língua chinesa na Uni-CV, através do Instituto Confúcio, tendo informado que as inscrições estão abertas e que, neste momento, há 20 estudantes inscritos.

“É um grande dia para a nossa universidade. Conseguimos agora concretizar um sonho acalentado desde 2015, estamos a preparar o projecto desde 2015, trata-se de um projecto que está sendo implementado em fases, tentamos capacitar quadros cabo-verdianos para poderem também participar deste projecto”, declarou.

De acordo com a reitora, já estão em Cabo Verde quatro professores chineses, da Universidade de Cantão, que contarão com o engajamento de mais três voluntários que irão apoiar na implementação deste projecto.

Judite Nascimento considerou ainda esta iniciativa como um “momento inédito” e um “grande passo” porque é a primeira vez que em Cabo Verde se abre um curso de licenciatura em estudos chineses.

“Fazemos votos que este venha a ser o princípio de uma grande cooperação que já tem início com um projecto muito vasto”, augurou concluindo que a abertura deste curso vem fechar um ciclo que inclui a capacitação de estudantes cabo-verdianos para o teste de proficiência da língua chinesa na China.

Por seu turno, o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, destacou a importância desta iniciativa, realçando que esta cerimónia representa um momento muito especial para Cabo Verde e China.

“No mês de Julho assisti à cerimónia da inauguração da Uni-CV com o senhor primeiro-ministro e hoje venho aqui mais uma vez para assistir à cerimónia de abertura do curso da língua chinesa e acho que essas duas cerimónias representam um momento importante entre os dois países”, asseverou.

O diplomata chinês afiançou que a embaixada vai caminhar de mãos dadas com a Uni-CV na promoção do ensino da língua chinesa na referida instituição de ensino superior.

A Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas Estudos Chineses da Uni-CV será afecta à Faculdade de Ciências Sociais Humanas e Artes (FCSHA) e coordenada pelo Instituto Confúcio. 

Terá a duração de quatro anos ou oito semestres, sendo o 6º semestre feito na China, em modo de intercâmbio e mobilidade com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos