Abertas inscrições para 12ª edição do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin)

Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – A organização do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin) informa que estão abertas até 31 de Março as inscrições para a 12ª edição do festival do cinema da lusofonia, realizado anualmente em Lisboa, no Cinema São Jorge.

Em comunicado, a comissão organizadora do FESTin avança que desde o ano passado, o evento passou a ser realizado no formato online, através da plataforma de streaming FESTin ON (https://festinon.com) e que o referido festival tem se constituído como referência no sector, por ser o único evento permanente em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica dos países de língua portuguesa.

De acordo com a nota, a programação é composta por produções oriundas dos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Nesta edição, o festival tem quatro mostras competitivas e uma programação diversificada de mostras paralelas, como a tradicional Mostra Cinema Brasileiro, Mostra Festinha (dedicada à infância), Mostra FESTin+, entre outras.

O regulamento para candidaturas de produções cinematográficas nos formatos longas-metragens de ficção/animação, longas documentário, curtas-metragens e filmes infantis pode ser conferido em http://festin-festival.com/regulamento2021.

A mesma fonte informa ainda que, para candidatarem-se, os filmes precisam ser falados em língua portuguesa (predominantemente), terem sido finalizados de Agosto 2019 a Março 2021, e serem inéditos na cidade de Lisboa.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa é um evento internacional que busca fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural, através da realização de um evento comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente na matriz da língua portuguesa.

Ao longo de sua história o FESTin já exibiu quase 900 filmes, trouxe a Lisboa mais de 240 realizadores, actores e produtores, e fez 22 itinerâncias por diversas cidades de Portugal e no exterior. Sua programação é constituída também por actividades paralelas voltadas ao diálogo, a difusão e a formação no âmbito do audiovisual, como o Conexões FESTin, com painéis, workshops e sessões de pitching.

Em 2020, o FESTin lançou sua plataforma streaming com o objectivo de ampliar a difusão e promoção do conteúdo audiovisual de todos os países falantes de língua portuguesa, para além dos ecrãs dos cinemas. O festival passa, desde então, a decorrer em formato presencial e online.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos