Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Abertas inscrições para 12ª edição do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin)

Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – A organização do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin) informa que estão abertas até 31 de Março as inscrições para a 12ª edição do festival do cinema da lusofonia, realizado anualmente em Lisboa, no Cinema São Jorge.

Em comunicado, a comissão organizadora do FESTin avança que desde o ano passado, o evento passou a ser realizado no formato online, através da plataforma de streaming FESTin ON (https://festinon.com) e que o referido festival tem se constituído como referência no sector, por ser o único evento permanente em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica dos países de língua portuguesa.

De acordo com a nota, a programação é composta por produções oriundas dos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Nesta edição, o festival tem quatro mostras competitivas e uma programação diversificada de mostras paralelas, como a tradicional Mostra Cinema Brasileiro, Mostra Festinha (dedicada à infância), Mostra FESTin+, entre outras.

O regulamento para candidaturas de produções cinematográficas nos formatos longas-metragens de ficção/animação, longas documentário, curtas-metragens e filmes infantis pode ser conferido em http://festin-festival.com/regulamento2021.

A mesma fonte informa ainda que, para candidatarem-se, os filmes precisam ser falados em língua portuguesa (predominantemente), terem sido finalizados de Agosto 2019 a Março 2021, e serem inéditos na cidade de Lisboa.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa é um evento internacional que busca fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural, através da realização de um evento comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente na matriz da língua portuguesa.

Ao longo de sua história o FESTin já exibiu quase 900 filmes, trouxe a Lisboa mais de 240 realizadores, actores e produtores, e fez 22 itinerâncias por diversas cidades de Portugal e no exterior. Sua programação é constituída também por actividades paralelas voltadas ao diálogo, a difusão e a formação no âmbito do audiovisual, como o Conexões FESTin, com painéis, workshops e sessões de pitching.

Em 2020, o FESTin lançou sua plataforma streaming com o objectivo de ampliar a difusão e promoção do conteúdo audiovisual de todos os países falantes de língua portuguesa, para além dos ecrãs dos cinemas. O festival passa, desde então, a decorrer em formato presencial e online.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos