Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Abertas as inscrições para o V Colóquio Cabo-verdiano de Educação promovido pela Uni-CV

Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) informa que tem abertas inscrições até 07 de Julho para o V Colóquio Cabo-verdiano de Educação, que acontece nos dias 13 e 14 de Outubro no novo campus universitário.

De acordo com uma nota informativa da Uni-CV, o referido colóquio terá como tema: “Currículo, tecnologias e sociedade – desafios da escola para uma nova normalidade”, e perspectiva-se debates e intercâmbio de conhecimentos, no decorrer do evento.

Os especialistas, avança o comunicado, questionarão os pressupostos da congregação tripartida de currículo, tecnologias e sociedade, face a questões de integração, tendo como meta o fixado no 4.º objectivo da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Durante o evento serão abordados eixos temáticos sobre currículos com foco nos programas, conteúdos, propósitos, objectivos e resultados. Bases curriculares, inovações pedagógicas em tempos de distanciamento social, avaliação das aprendizagens, conteúdo x competências e políticas curriculares no contexto da educação inclusiva.

A nível das tecnologias aplicadas à Educação o foco, de acordo com a mesma fonte, será as Tecnologias da Informação e da Comunicação, Tipologia, estado da arte da engenharia de ambientes virtuais de aprendizagem, direito ao acesso à internet, acesso às ferramentas tecnológicas no enfrentamento das desigualdades sociais.

Quanto ao eixo da inclusão serão abordadas as políticas, modelos, escolas e universidades como “lócus de acções afirmativas inclusivas”, políticas de enfrentamento da desigualdade de género e desigualdade social na Educação.

A mesma fonte adianta ainda que no tema educação para Mudanças Sociais/Crises e Sustentabilidade o foco será a inclusão, empreendedorismo, financiamento do ensino superior, políticas de permanência escolar e académica, impactos económicos do abandono escolar, formação e pesquisa nas principais áreas de interesse em ciência e tecnologia, entre outros.

Os formulários de inscrição e as propostas de resumo deverão ser enviados através do endereço de correio electrónico: cedu2021@docente.unicv.edu.cv até 07 de Julho de 2021, com proposta, pelos autores, do subtema em que se inserem.

A Uni-CV informa, por outro lado, que o nome do ficheiro deve ser o mesmo que o da proposta de resumo e que a participação no colóquio está condicionada à inscrição, de pelo menos um, dos autores dos trabalhos submetidos.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos