Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

AAC apresenta plataforma online sobre movimento nos aeroportos e aeródromos do país

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – A Agência de Aviação Civil (ACC) fez hoje a apresentação da plataforma online, com informações sobre operações e movimentos de aeronaves, passageiros, carga e correio, nos aeroportos internacionais e aeródromos do país.

Segundo avançou o administrador Octávio Oliveira, a plataforma de Business Intelligence & Predictive Analytics vai disponibilizar à sociedade civil “informações credíveis” desenvolvidas no âmbito do projecto “Sistema de Informação Estatístico do Sector da Aviação Civil (SIE-AAC) em Cabo Verde.

Explicou que através deste projecto, qualquer utilizador terá acesso à informação estatística sobre operações e movimentos de aeronaves, passageiros, carga e correio, nos aeroportos internacionais e aeródromos de Cabo Verde, a partir de 2008.

Octávio Oliveira disse que o documento será uma “ferramenta importante” de apoio a todos que operam no sector, Governo, instituições, mas também aos estudantes, universitários, para a realização de eventual trabalho em relação a esta temática.

De acordo com o responsável, nesta primeira fase serão disponibilizados dados relacionados com o tráfego, ou seja, movimento de aeronave, passageiros, cargas e correio e numa segunda fase estarão disponíveis dados estatísticos em relação às tarifas, pessoal navegante e todo o sector aéreo nacional.

“É um documento metodológico, aprovado pelo Sistema Estatístico Nacional, onde todos os passos de recolha, tratamento e produção da informação segue uma metodologia clara e transparente que permite com que as informações sejam fiáveis”, acrescentou, frisando que o projecto mereceu a validação e aprovação do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com este projecto, a AAC espera que as informações possam contribuir de forma preditiva e proactiva para todo o sistema de aviação civil nacional, enquanto um “valioso” acervo de dados estatísticos com informações quantitativas e de qualidade confiáveis sobre o cenário real da aviação civil cabo-verdiana.

O programa, adiantou, pode ser relevante para fazer a análise dos movimentos nos aeroportos de Cabo Verde e previsão dos mesmos, identificar os padrões de comportamento actuais e tendências nos aeroportos do país e o seu planeamento, estabelecer o perfil económico dos aeroportos nacionais, bem como definir os segmentos de crescimento, de modo a contribuir para a tomada de decisões baseadas em dados por parte dos intervenientes e decisores no sector de aviação civil.

A cerimónia de apresentação aconteceu esta tarde, no auditório da Escola de Negócios e Governação da Uni-CV, e foi presidida pelo Presidente do Conselho da Administração da Agência de Aviação Civil, Abrão Santos Lima.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos