Ver Noticias

Futebol/Taça de Cabo Verde: Dois jogos da primeira eliminatórias adiados por motivos de ligação aérea inter-ilhas – FCF

Futebol/Santiago Sul: Unidos do Norte vencem e esperam derrotas do Desportivo e Fiorentina para garantirem a permanência

Ilha do Sal: PCA da CV Telecom destaca segurança e investimentos nos data center como principais activos de Cabo Verde

São Nicolau: Município do Tarrafal acolhe acto central do Dia do Professor Cabo-verdiano na ilha

Médicos cabo-verdianos nos EUA querem apoiar Sistema Nacional de Saúde em áreas com maiores dificuldades

São Vicente: Falta de condições de transporte dificulta escoamento de produtos para outras ilhas - PAICV

Mindelo, 19 Abr (Inforpress) - Os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) criticaram hoje o Governo por causa da “falta das condições de transporte” que tem dificultado o escoamento dos produtos de São Vicente para outras ilhas.

Segundo o porta-voz João do Carmo, que falava à imprensa num balanço da visita ao círculo eleitoral de São Vicente, esta crítica vai no sentido de mostrar algumas incongruências do ministro do Mar, Abraão Vicente, no último debate no Parlamento, de que o sector dos transportes está bom.

“Estamos aqui na Fazenda de Camarão, um projecto com investimento de 15 milhões de euros, com uma capacidade de produção de 400 toneladas ano, mas que neste momento produz 50 toneladas, por falta de capacidade de escoamento do produto daqui de São Vicente para as outras ilhas”, declarou a título de exemplo.

Conforme o eleito nacional, o proprietário da Fazenda de Camarão revelou que consegue colocar pouca quantidade de camarão nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, por causa da dificuldade de transporte.

Mas, acrescentou, o desejo é explorar o maior mercado de Cabo Verde, que é a ilha de Santiago, e também a ilha da Boa Vista, por ser uma ilha turística, mas não consegue por falta de condições de transporte que o País neste momento atravessa.

“É uma situação real. Já ouvimos também outros empresários e é uma questão unânime perante os empresários da dificuldade de transporte de São Vicente para as outras ilhas. No entretanto, vamos ao debate, o ministro Abraão Vicente vai e diz que está tudo bem e que não há problema de transporte em Cabo Verde” criticou.

O deputado do PAICV também insurgiu-se contra aquilo que apelidou de “falta de interesse” do ministro do Mar em fazer com que haja uma maior articulação entre a Fazenda do Camarão e o sector de investigação marítima.

Isto, explicou, para aproveitar e dar valor a esse investimento para que Cabo Verde possa ganhar muito no futuro com a possibilidade de produção de peixe, de outros mariscos, de pesquisas no terreno por parte dos estudantes no sector de biologia marinha e ainda de produção de iscas para a pesca de atum.

João do Carmo disse que os deputados do PAICV contactaram outros empresários de São Vicente, além do proprietário da Fazenda de Camarão, e todos tiveram posição unânime em relação às dificuldades por que passam devido ao sector dos transportes.

Por isso, considerou que cada dia em São Vicente, as pessoas estão “cientes de que este modelo de governação já se esgotou” e de que Cabo Verde precisa, de um outro fôlego e São Vicente precisa de muito mais  ainda.

“Precisa, quer do poder central, quer do poder local, para que São Vicente saia desse marasmo, para que saia dessa situação difícil que atravessa neste momento”, concluiu.

CD/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Ilha do Sal: PCA da CV Telecom destaca segurança e investimentos nos data center como principais activos de Cabo Verde

Espargos, 19 Abr (Inforpress)- O presidente do Conselho da Administração da CV Telecom apontou hoje os investimentos, aliados à posição estratégica de Cabo Verde, estabilidade e segurança, como os principais activos do país em matéria de economia digital e atrativo de investidores internacionais.

João Domingos fez essa consideração no final do encontro internacional de operadores de telecomunicações "Global Carrier Community",  que decorreu durante dois dias na ilha do Sal.

No evento, que terminou hoje, que trouxe a Cabo Verde empresas multinacionais, em busca de parcerias e oportunidades para estabelecer parcerias de negócio, foram produzidos mais de 200 encontros internacionais entre representantes de 30 países.

Para além das infraestruturas Cabo Verde pretende também vender serviços como a “Governação Digital- EGOV” e outras soluções tecnológicas, para minimizar os custos e fazer baixar os preços junto aos consumidores nacionais.

“Nós buscamos trazer a Cabo Verde os operadores de telecomunicações de dimensão mundial, algumas até multinacionais, para virem conhecer a nossa realidade buscando oportunidades de negócios que melhor se fazem quando conhecem a nossa realidade com base numa confiança mútua e reciproca”, salientou.

“O nosso EGOV é um projecto que já se internacionalizou com alguns países com os quais temos relações, mas aqui estão também países que nós não conhecíamos e que podem ser parceiros para a ´externalização ´ desse tipo de serviços”, disse João Domingos.

Nesta senda o PCA garantiu que é assim que o país “estará a exportar o digitar e ter aqui recursos necessários para promover o desenvolvimento do país”, concluiu.

A CEO da Carrier Community, Wida Scmidt diz-se satisfeita com a escolha de Cabo Verde para acolher o evento e acredita que o país tem condições para ser um importante “hub” tecnológico na região.

“Tivemos várias discussões ontem entre líderes da indústria, e especialistas presentes aqui no Sal e vemos que Cabo Verde, do ponto de vista económico e da segurança, e do ponto de vista da sua geo-localização estratégica, vem se tornando cada dia mais importante na  conexão entre diferentes continentes e penso que nos próximos anos estará cada vez mais no mapa das telecomunicações”, disse.

Já para Fábio José, PCA da Angola Cables, o encontro foi antes de mais “uma oportunidade de encontrar parceiros novos mais a sul e conhecer as oportunidades”.

Os Global Carrier Community Meetings são eventos de destaque no cenário da indústria das telecomunicações a nível global, com foco na inovação e na exploração de novas oportunidades de negócio.

Neste primeiro encontro na região da África Ocidental a CV Telecom foi a anfitriã deste evento que reúne operadores da área das telecomunicações, a nível mundial.

NA/JMV
Inforpress/Fim
 

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

São Nicolau: Município do Tarrafal acolhe acto central do Dia do Professor Cabo-verdiano na ilha

Ribeira Brava, 19 Abr (Inforpress) – O agrupamento número um do município do Tarrafal de São Nicolau recebe este ano o ato central Dia do Professor Cabo-verdiano, na ilha de São Nicolau, que vai reunir docentes de todos os pontos da ilha.

Segundo João Rodrigues, do agrupamento que este ano recebe as actividades, tem sido hábito em São Nicolau todos os anos os professores de toda a ilha se reunirem num ponto para celebrar a data.

“Este ano cabe a nós receber o acto central e estamos a preparar para receber professores de toda a ilha com um programa ambicioso de actividade”, afirmou, sublinhando que para isso desde o mês de Março tem vindo a decorrer actividades para angariação de fundos.

De acordo com o mesmo, do programa consta a realização de actividades desportivas, culturais e recreativas para além de homenagens durante uma gala que vai acontecer na segunda-feira,20.

“A Gala terá duas partes, a primeira vamos prestar homenagem a quatro professores do município recém aposentados e o segundo momento será cultural em que um professor de cada agrupamento vai cantar uma música- O professor canta”, avançou.

Já para o dia 23, as atcividades vão centrar-se na praia de “Boxe Rotcha”, com a realização de jogos de futebol de praia, aeróbica e um momento cultural.

WM/JMV
Inforpress/fim

Ler mais

São Nicolau: “Caminho Longe”, primeira longa-metragem de José Firmino, estreia este domingo

Ribeira Brava, 19 Abr (Inforpress) – O filme “Caminho Longe”, do realizador saonicloense José Firmino, estreia este domingo,21, no cine-teatro São José, na cidade da Ribeira Brava.

Em entrevista à Inforpress, José Firmino avançou que se trata de um filme “100% produzido” no município da Ribeira Brava e que retrata uma história de amor/decepção e emigração para São Tomé e Príncipe “baseada numa história real”.

Segundo o mesmo, a longa-metragem foi escrita, dirigida e produzida pelo próprio e foi um dos projetos selecionados no âmbito do edital “NuNaC” do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do núcleo de Cinema e Audiovisual.

“Não estamos a falar de uma grande realização de Hollywood, mas o importante é contar uma história, e garanto que temos um filme rico culturalmente”, sublinhou.

José Firmino afirmou ainda que o filme foi gravado na cidade da Ribeira Brava e nas zonas de Preguiça e Talho e contou com a participação de um elenco de actores locais.

Apesar desta ser a primeira produção do realizador, o mesmo afirma que já tem vários anos a trabalhar na área do audiovisual, destacando a existência de “um grande arquivo em imagens sobre o Carnaval e o desporto da ilha”, para além de já ter participado de uma curta metragem juntamente com a jornalista Polaca Emilia Wojciechowska, que conta a sua história como narrador de futebol.

O filme “Caminho Longe” estreia às 19:00 de domingo no cine-teatro São José, na cidade da Ribeira Brava.

WM/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futebol/Taça de Cabo Verde: Dois jogos da primeira eliminatórias adiados por motivos de ligação aérea inter-ilhas – FCF

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) - Os jogos Vulcânico do Fogo - Académica da Praia e Barreirense do Maio - Palmeira do Sal, referentes à primeira eliminatória da Taça de Cabo Verde, foram adiados por motivos de ligação aérea entre ilhas.

Em comunicado de imprensa, a Federação Cabo-verdiana de Futebol ( FCF) garante que está a envidar esforços para que esse. dois jogos, inicialmente marcados para este sábado,20, sejam realizados o mais urgente possível.

Entretanto, informa que o jogo entre Paulense de Santo Antão e Atlético de São Nicolau será realizado normalmente este sábado, pelas 16:00 no Estádio João Serra, em Ponta do Sol.

De acordo com o calendário inicialmente apresentado à imprensa, para a jornada inaugural, isto é, a primeira eliminatória, a vencedora da Taça de Santo Antão Norte, (Paulense) recebe a equipa representante de São Nicolau (Atlético) para o pote 1, ficando isenta as equipas conquistadoras das taças das regiões desportivas de Santo Antão Sul (Sanjoanense) e São Vicente.

Para o pote 2, a vencedora da Taça do Maio (Barreirense) recebe a representante do Sal (Palmeira), pelo que a vencedora da Taça Boa Vista fica isenta nesta ronda.

Já para o pote 3, o Vulcânico, do Fogo (vencedor da Taça Fogo), recebe a Académica da Praia (vencedora da Taça Santiago Sul), pelo que a Morabeza da Brava e Estrela dos Amadores, de Santiago Norte, ficam isentas nesta ronda.

Depois da fase preliminar, a Taça de Cabo Verde vai ser disputada na sua segunda eliminatória, marcada para os dias 11 e 12 de Maio, jornada na qual sairão os quatro clubes apurados para a “Final-four”, cujos jogos realizam-se nos dias 29 e 30 (meias-finais) e final no 1º de Junho.

OM/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Câmara da Ribeira Grande de Santiago inaugura quatro sistemas fotovoltaicos

Cidade Velha, 19 Abr (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago inaugurou hoje quatro sistemas fotovoltaicos, no quadro do melhoramento da produção de energia de baixa emissão e diminuir os custos de electricidade.

Os sistemas fotovoltaicos foram instalados no Estádio Municipal, no Estaleiro Municipal, no Polivalente de Cidade Velha e nos Paços do Concelho, no âmbito do projecto Pacto dos Autarcas, contando com o financiamento da Cooperação Espanhola e da União Europeia, no valor de 570 mil euros (cerca de 63 mil contos).

Após as inaugurações, o representante da Cooperação da Delegação da União Europeia, Sebastiano Germano, disse que todo esse projecto ajudará ainda a câmara da Ribeira Grande na redução da produção de dióxido de carbono.

“Além disso, essa iniciativa permitirá que a edilidade ribeira-grandense tenha a seu dispor uma carteira de projectos para procurar financiamento junto das entidades governamentais, dos privados e dos organismos  internacionais”, acrescentou.

Por sua vez, o edil ribeira-grandense, Nelson Moreira, adiantou que esta iniciativaalém de contribuir para a redução do dióxido de carbono, vai ajudar na diminuição dos custos de electricidade no município.

“A poupança gerada em termos de custos, um montante de cerca de 2.500 contos anuais, vai nos permitir investir em outros projectos sociais”, perspectivou o autarca.   

O Pacto dos Autarcas é uma iniciativa da União Europeia a nível do continente africano, avaliado em 29,7 milhões de euros, sendo que para Cabo Verde tem um orçamento de um milhão 385 mil euros, para projectos na Ribeira Grande de Santiago e cidade da Praia.

OM/CP
Inforpress/Fim

Ler mais

Médicos cabo-verdianos nos EUA querem apoiar Sistema Nacional de Saúde em áreas com maiores dificuldades

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – O chefe da missão médica da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos EUA, Júlio Teixeira, afirmou hoje que querem apoiar o Sistema Nacional da Saúde em áreas com maiores dificuldades, nomeadamente no tratamento de câncer e cirurgias de cataratas.

O responsável falava à imprensa no final de um encontro realizado hoje com o Ministério da Saúde, representado pela directora nacional, no âmbito da quarta missão médica da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estado Unidos da América.

A missão traz um grupo de 46 médicos especialistas, de 14 a 25 deste mês, para um intercâmbio técnico, científico e cultural com os profissionais de saúde das diferentes estruturas de saúde do país.

“Esta é uma missão mais complexa distribuída durante duas semanas, com várias equipas em várias ilhas e temos componentes não só de formação dentro de áreas especializadas nos hospitais, mas também de actividades em comunidades”, explicou Júlio Teixeira.

“O nosso objectivo é trabalhar com o Governo de Cabo Verde, com instituições de saúde, apoiar nas áreas com mais dificuldades, como tratamento de câncer, cirurgias de câncer, cataratas", afirmou, acrescentando que a ideia é encontrar lugares onde possam apoiar o istema de saúde em Cabo Verde de acordo com as dificuldades.

Isto tendo em conta que reconheceu que há faltas de recursos em Cabo Verde, apesar de realçar que o país tem bons médicos, frisando que se torna difícil fazer omelete sem ovos, quando os médicos não têm todos os equipamentos necessários à disposição. 

Por seu lado, a directora Nacional de Saúde realçou a importância da parceria existente com a Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos EUA para quem traz um benefício enorme para os profissionais como também para toda a população.

“Queremos aprofundar, lançamos desafios importantes, queremos criar um quadro legal e regulamentar que nos aceda à formação especializada, à formação pós-graduada, a cursos de curta duração em áreas extremamente impactantes. Por exemplo, em áreas de marca passo, de treinamentos em pequenas cirurgias e cirurgias vídeo laparoscópica e principalmente também na área da saúde pública”, disse.

As actividades desta missão centralizam-se nas mais diversas áreas de intervenção, nomeadamente clínica cirúrgica e médica, desde cirurgias de cabeça e pescoço, cirurgias gerais menos invasivas (laparoscópica e oncológica gastro intestinal), cirurgia ortopédica, cardiologia (marca passos), oftalmologia e plástica.

Constam ainda no plano de missão acções de formação e capacitação com recurso a workshops, simpósio e seminários em diversas áreas de impacto à saúde pública, doenças crónicas e saúde mental, para além de alguma doação de equipamentos cirúrgicos.

ET/JMV
Inforpress/Fim
 

Ler mais

Mortos na Faixa de Gaza ultrapassam 34 mil

Gaza, Palestina, 19 Abr (Inforpress) - O número de mortos na Faixa de Gaza, na sequência da ofensiva lançada pelo Exército israelita contra a Faixa de Gaza desde 07 de Outubro, ultrapassou os 34 mil, segundo as autoridades locais, controladas pelo grupo islamita palestiniano Hamas.

“O número de vítimas da agressão israelita aumentou para 34.012 mártires e 76.833 feridos desde 07 de Outubro”, indicou hoje o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza em comunicado publicado na rede social Facebook.

O texto especifica que foram confirmados 42 mortos e 63 feridos em resultado de quatro "massacres" atribuídos às forças israelitas durante as últimas 24 horas.

O Ministério da Saúde sublinhou que numerosas vítimas ainda estão debaixo dos escombros e deitadas nas estradas, acrescentando que as ambulâncias e o pessoal da Defesa Civil não conseguem alcançá-las.

Nos seus últimos números, as autoridades da Faixa de Gaza estimam o número de pessoas desaparecidas em cerca de sete mil desde o início da ofensiva israelita.

“Pedimos aos familiares dos mártires e dos desaparecidos na guerra de Gaza que preencham os seus dados através de um registo (…) para completar todos os dados dos documentos do Ministério da Saúde”, destacou o Ministério da Saúde, que disponibiliza o acesso a um documento para o efeito na sua conta no Facebook.

Em 07 de Outubro do ano passado, combatentes do Hamas realizaram em território israelita um ataque de proporções sem precedentes, fazendo 1.163 mortos, na maioria civis, e 250 reféns, cerca de 130 dos quais permanecem em cativeiro e 34 terão entretanto morrido, segundo as autoridades israelitas.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra para “erradicar” o Hamas, que começou por cortes ao abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível na Faixa de Gaza e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre ao norte do território, que depois se estendeu ao sul.

O conflito fez também quase dois milhões de deslocados, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária, com mais de 1,1 milhões de pessoas numa “situação de fome catastrófica” que já está a fazer vítimas - “o número mais elevado alguma vez registado” pela ONU em estudos sobre segurança alimentar no mundo.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens