Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Igreja do Minnesota paga 210 milhões a vítimas de abusos sexuais

Saint Paul, Estados Unidos, 01 Jun (Jun) – A arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis, no estado norte-americano de Minnesota, concordou em pagar 210 milhões de dólares (179,4 milhões de euros) a 450 vítimas de abusos sexuais por parte de clérigos.

O valor, anunciado na quinta-feira, é o segundo maior pagamento dos Estados Unidos no escândalo que abalou a Igreja Católica no país.

Segundo o advogado das vítimas, Jeff Anderson, o acordo inclui medidas de responsabilização. O dinheiro vai para uma conta para distribuir pelas vítimas, com a quantia para cada um a ser determinada mais tarde.

Em 2013, foi aberta a possibilidade de que pessoas que tivessem sido vítimas de abuso sexual pudessem processar a arquidiocese por danos, o que resultou em centenas de acções e na declaração da falência da arquidiocese em 2015.

Com o processo de falência a decorrer, os advogados debatiam quanto dinheiro a arquidiocese deveria pagar, com a instituição a dizer que apenas tinha 45 milhões de dólares (38,4 milhões de euros) e os advogados das vítimas a apontarem para mais de mil milhões (855 milhões de euros), contando com os activos das 187 paróquias, escolas, cemitérios e outras entidades ligadas à arquidiocese.

No mês passado, um tribunal federal confirmou uma decisão de 2016, considerando que as paróquias e outras entidades eram independentes, pelo que os seus activos não poderiam ser usados no processo de falência.

Lusa/fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos