Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde anuncia mais 34 infecções e 98 recuperados

Cidade da Praia, 02 Nov (Inforpress) – Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, 34 novos casos de infecção por covid-19 e mais 98 recuperados da doença, anunciou hoje o director dos Serviços Prevenção e Controlo de Doenças.

De acordo com Jorge Noel Barreto, na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto da situação da Covid-19 no país, nas últimas 24 horas, as novas infecções foram registadas na Praia (25), Santa Catarina de Santiago (5), Santa Catarina do Fogo (3) e São Vicente (1).

“Este total de casos positivos representa 11,8% do total de amostras analisadas de ontem para hoje e referem-se a amostras colhidas nos dias 30 e 31”, disse.

Ainda de acordo com o representante da Saúde, os 98 casos recuperados foram registados na Praia (61), Ribeira Grande de Santiago (3), Santa Catarina de Santiago (14), Tarrafal (01), São Lourenço dos Órgãos (02), São Domingos (03), São Salvador do Mundo (01), São Miguel (01), São Vicente (06), Sal (02) e São Filipe (05).

Com estas novas infecções, o País passar a contabilizar 675 casos activos, um total acumulado de 8.882 casos positivos, 8.110 casos recuperados, 95 óbitos e dois doentes transferidos.

A taxa letal no país, segundo informou, ronda os 1% (por cento), enquanto durante o mês de Outubro foram realizados 15.740 testes de PCR, que resultaram em 2.718 casos positivos, o que corresponde a 87 casos novos por dia.

Questionado sobre o anúncio feito pelo primeiro-ministro, no sentido da abertura do país para o turismo nas ilhas do Sal e Boa Vista, aquele responsável avançou que se assim o disse o Governo é porque já tem um plano satisfatório para respostas adequadas.

Para a presidente do INSP, Maria da Luz Lima, se essa abertura for anunciada, medidas preventivas devem ser reforçadas.

Quanto à retoma das aulas na Praia, sublinhou que o sector da Saúde fez o seu papel, dando o seu parecer técnico ao Ministério da Educação que deve ser respeitado pela comunidade que envolve as escolas e que engloba os professores, funcionários, alunos e família.

Segundo Jorge Barreto, no País estão internadas 19 pessoas, sendo quatro em São Vicente, quatro no hospital Santa Rita Vieira, nove no Hospital Dr. Agostinho Neto e duas pessoas em situação crítica, um no Hospital João Morais e um no hospital São Francisco de Assis.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social continua a apelar as pessoas que cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.

Mais de 1,2 milhões de mortes provocadas pelo novo coronavírus foram oficialmente registadas no mundo, de acordo com um levantamento feito hoje pela agência de notícias AFP.

No total, foram declarados pelo menos 1.200.042 de mortes de um total de 46.452.818 casos positivos do SARS-CoV-2.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos