Ver Noticias

São Vicente: Centro de Saúde de Chã de Alecrim realiza feira de saúde para aproximar cuidados da população

TICV deixa de operar definitivamente em Cabo Verde

Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem - professora

São Vicente acolhe segundo seminário da Rede da Sociedade Civil para Segurança Alimentar

Presidente do Irão ameaça Israel sobre eventual ataque

Jornadas Parlamentares: MpD pede mais confiança no trabalho que Governo tem desenvolvido no sector educativo

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – O grupo parlamentar do Movimento para a Democracia destacou hoje os ganhos que o país alcançou a nível da Educação, pedindo mais confiança no trabalho que o Governo tem vindo a desenvolver no sector educativo, nos últimos anos.

O deputado José Eduardo Moreno, eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, falava à imprensa em representação do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), num balanço das jornadas parlamentares no quadro da preparação da 2ª sessão plenária que terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira.

A agenda desta sessão plenária contempla debate com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva sobre a descentralização e o desenvolvimento local.

Destacando os ganhos que o país alcançou no sector educativo, José Eduardo Moreno disse, no entanto, que é preciso partilhar objectivos e encontrar denominadores comuns para que, em conjunto, se possa melhorar “ainda mais” a educação no país, em alinhamento, acentuou, com os sistemas educativos dos países mais avançados, nomeadamente, os da OCDE.

“O sector educativo é uma das bandeiras da governação do MpD, tendo um Governo, pela 1ª vez, a coragem para iniciar um processo de reforma tão profunda e completa do sistema educativo, implementando projectos inovadores, ambiciosos, estruturantes, permitindo uma estabilidade no sector”, sublinhou, referindo que a qualidade do ensino e o acesso igualitário a todos os cantos de Cabo Verde são o “foco” deste Governo que tem trabalhado “fortemente” neste sentido.

“O Governo do MpD implementou uma das melhores políticas públicas no sector educativo e talvez a maior obra feita por um governo após a independência, que é a isenção de propinas até ao 12º ano de escolaridade. Uma medida de política que atingiu toda a camada social, desde os mais desfavorecidos economicamente, aos da classe média-alta”, enfatizou, enumerando outros ganhos.

Entretanto, no Dia do Professor cabo-verdiano, assinalado hoje, 23 de Abril, em que os docentes resolveram sair às ruas numa manifestação pacífica, o Grupo Parlamentar do MpD, aproveita a efeméride para “celebrar e reconhecer o incansável trabalho” de todos os docentes do arquipélago.

“Parabéns a todos os professores, a vossa dedicação e compromisso são fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde”, sublinhou o deputado José Eduardo Moreno.

Instado, entretanto, a pronunciar-se sobre esta greve de professores, sinónimo de descontentamento, Moreno compreende que têm toda a legitimidade, explicando que o Governo tem negociado com os sindicatos e “praticamente” todos os pontos já são consensuais, com excepção da equiparação salarial e subsídio por não redução da carga horária.

“Mas quanto a isso, o grupo parlamentar do MpD acredita que o Governo irá conseguir um consenso com os sindicatos e resolver os problemas dos professores. Desde 2016 este Governo já resolveu e vem resolvendo as pendências desde 2008 até 2022”, ilustrou.

Na agenda desta sessão plenária haverá, ainda, interpelação ao Governo a pedido do grupo parlamentar do PAICV-oposição, sobre “as políticas para a Educação em Cabo Verde.”

Paralelamente serão discutidas algumas iniciativas legislativas, nomeadamente, proposta de lei que procede à primeira alteração à lei orgânica do Conselho Superior da Magistratura Judicial, aprovada pela lei n.º 90/VII/2011 de 14 de Fevereiro, o projecto de lei que aprova o novo Estatuto dos Municípios e o projecto de resolução que altera a resolução nº 123/V/99, de 21 de Junho, que regulamenta o subsídio de deslocação dos Deputados, previsto no nº 1, do artigo 17º, da Lei nº 35/V/97, de 25 de Agosto, que aprova o Estatuto dos Deputados.

SC/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo/Ribeira das Patas: Agricultores perspectivam término da safra de cana de açúcar antes do prazo legal

Porto Novo, 23 Abr (Inforpress) – Os agricultores na Ribeira das Patas, no município do Porto Novo, perspectivam concluir a safra da cana sacarina até meados de Maio, ainda antes do período estabelecido pela lei, informou hoje o representante da classe.

Arlindo Delgado, representante da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, avançou que a colheita da cana de açúcar neste vale agrícola, o maior do município do Porto Novo, tem decorrido sem constrangimentos, apesar da falta de mão de obra, devendo ficar concluída na primeira quinzena de Maio.

A colheita da cana sacarina está a decorrer desde Janeiro em todos os vales agrícolas do município do Porto Novo.

O período destinado à safra de cana de açúcar e industrialização do grogue começa a 01 de Janeiro e termina a 31 de Maio.

No caso do Porto Novo, os produtores continuam a insistir na necessidade de o Governo antecipar o início da safra de cana sacarina no Porto Novo para o primeiro dia de Dezembro, com o argumento de que, nessa altura, a cana sacarina produzida localmente já atingiu a “fase de maturação” por causa do clima.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

São Vicente: Centro de Saúde de Chã de Alecrim realiza feira de saúde para aproximar cuidados da população

Mindelo, 23 Abr (Inforpress) - O Centro de Saúde da zona de Chã de Alecrim, norte da cidade do Mindelo, organiza no sábado, 27, uma feira de saúde para despistes de várias doenças e aproximar os cuidados primários da população.

O evento, marcado para toda a manhã de sábado, acontece no Jardim infantil Flores de Santo António.

A intenção, conforme a organização, é realizar rastreio de tensão arterial, glicémia, testes de paludismo,Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH), controlo de saúde infantil, sessões informativas, entre outras acções.

Segundo o delegado de Saúde adiantou antes à Inforpress, as feiras de saúde realizadas pelos centros e pela Delegacia de Saúde de São Vicente pretendem fazer com que a saúde seja verdadeiramente um direito

“É uma forma de aproximar as pessoas das nossas instituições e para melhorarem a sua qualidade de vida”, sublinhou Elísio Silva.

LN/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Organização anuncia data da 11ª edição do AME 2025 para 07 a 10 de Abril

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) - O director-geral do Atlantic Music Expo, Gugas Veiga, já anunciou a data para a 11ª edição do mercado internacional da música, a realizar-se de 07 a 10 de Abril de 2025 com participação de artistas nacionais e internacionais.

Gugas Veiga avançou esta informação em conferência de imprensa no Palácio da Cultura, na Praia, tendo anunciado ainda que tanto o Governo como a Câmara Municipal da Praia já demonstraram interesse na renovação contratual para os próximos cinco anos.

“Temos que agradecer a Câmara Municipal da Praia pela colaboração, pelo facto de terem recebido as delegações, pela presença da guarda municipal que ajudou na segurança e na ordem pública, mas também porque o presidente já demonstrou interesse em assinar um protocolo plurianual e aumentar a verba”, confirmou, agradecendo igualmente os parceiros envolvidos.

Segundo aquele director, a 10ª edição contou com a presença de 141 artistas e músicos, sendo 65 internacionais e 76 nacionais oriundos de 14 nacionalidades divididos em 27 actuações.

O evento teve a presença de quatro delegações internacionais do Quebec, da Câmara Municipal de Águeda, Seychelles e Senegal, sendo que três fizeram encontros bilaterais com a autarquia da Praia, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura e a Presidência da República.

O AME 2024 contou com a presença de 70 jornalistas, sendo 30 internacionais de 19 nacionalidades, 130 convidados e um staff composto por 85 pessoas a trabalhar directamente no evento.

Este ano, o número de delegados inscritos aumentou para 517 delegados de entre nacionais e internacionais, avançou Gugas Veiga.

Foram cerca de 140 ‘one a one meetings’ durante dois dias, que contou com “boa adesão” de vários artistas que inclusive, assegurou conseguirem estabelecer contactos e já firmaram compromissos para este e próximos anos.

Gugas Veiga avançou ainda que, segundo os dados do levantamento das caixas vinti4 da Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamento (SISP), o AME e o Kriol Jazz Festival movimentaram 1.259.790 contos, um número significativo para um investimento de 45 mil contos.

Recorda-se que 26 artistas nacionais e internacionais fizeram parte do cartaz da 10ª edição do Atlantic Music Expo, que discorreu este ano sobre o lema “Sustentabilidade artística”.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Santo Antão/Ciclismo: Corrida de Covoada com presença de ciclistas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau

Porto Novo, 23 Abr (Inforpress) – A tradicional corrida de Covoada, no município do Porto Novo, que se realiza a 28 de Abril, já conta com a confirmação da participação de 50 ciclistas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, apurou hoje a Inforpress.

A Associação Regional de Ciclismo de Santo Antão, organizadora do evento, avançou que a corrida de Covoada visa marcar o Dia Internacional do Ciclista e o sexto aniversário da criação da Associação Regional de Ciclismo de Santo Antão Sul e contará com ciclistas nos escalões sénior, veteranos, sub-18, sub-15 e BTT. 

Todas as provas serão realizadas no circuito entre Covoada, na cidade do Porto Novo, e a fábrica de Cabocem, em Fundão, excepto a prova de BTT que terá o itinerário entre Covoada e Morro Braz.

Espera-se a participação de aproximadamente 50 ciclistas das regiões de Norte e Sul de Santo Antão, de São Vicente e de São Nicolau, avançou a associação de ciclismo.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Ler mais

Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração

Porto Novo, 23 Abr (Inforpress) – Os criadores de gado no Planalto Norte, no município do Porto Novo, Santo Antão, estão com dificuldades em encontrar milho de segunda no mercado e pedem apoio ao Governo na compra de ração.

A informação foi avançada hoje pelo representante da classe, Maduino Lima, que declarou que “já não há pasto” no Planalto Norte e, “para complicar a situação”, os criadores de gado não estão a encontrar no mercado o milho de segunda, normalmente utilizado na alimentação dos animais.

A grande maioria dos criadores não consegue adquirir a ração junto das empresas, por ser “muita cara”, continuou Maduino Lima, que informou que, devido à falta do milho de segunda no mercado, há já criadores em dificuldades para manter os seus animais.  

“Quando há o milho de segunda no mercado os criadores conseguem aguentar por ser mais barata do que a ração, mas neste momento não estamos a encontrar este produto, uma situação que preocupa muitos criadores”, avançou este responsável, que sugeriu ao Governo que pondere a possibilidade de auxiliar esta classe a manter o efectivo até às próximas chuvas.  

Este criador lembrou que as chuvas no concelho do Porto Novo ocorrem, geralmente, em Agosto ou Setembro e, no seu entender, os criadores “até lá” terão “muitas dificuldades” para salvar os seus animais, razão pela qual considera que “o auxílio do Governo” na compra de ração seria “importante” para a classe.

Planalto Norte tem um dos maiores efectivos pecuários do município do Porto Novo, que rondará os oito mil cabeças de gado, na sua grande maioria espécie caprina.

Neste planalto a população vive essencialmente da pecuária, vertente produção de queijo.

JM/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

ONU realiza webinar virado para estudantes universitários e recém-graduados

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) - A Organização das Nações Unidas (ONU) realiza na quinta-feira, 25, um webinar destinado a estudantes universitários, recém-graduados e ex-alunos de Estados-membros pouco representados ou não representados, no âmbito do sistema de gamas desejáveis do secretariado da ONU.

O evento, de acordo com o Instituto do Desporto e da Juventude, terá transmissão ao vivo nos canais do YouTube e Facebook do UN Careers, das 11:00 às 12:00, e visa fornecer perspectivas e aumentar o envolvimento entre estes grupos, oferecendo uma visão “mais próxima” das diversas oportunidades de carreira disponíveis nas Nações Unidas.

Durante este evento virtual, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes pontos de entrada para uma carreira no Secretariado da ONU, e poderão, igualmente, obter informações de membros actuais do pessoal da ONU sobre seus percursos e experiências profissionais.

Esta sessão é particularmente benéfica para aqueles que desejam compreender a dinâmica de trabalho na ONU e as potenciais trajectórias de carreira disponíveis.

O webinar será conduzido em inglês com legendas disponíveis, por forma a garantir acessibilidade, e haverá oportunidades interativas, permitindo aos participantes interagir usando computadores, smartphones ou tablets.

SR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Presidente do Irão ameaça Israel sobre eventual ataque

Islamabade, 23 Abr (Inforpress) – O presidente do Irão, Ebrahim Raisi, avisou hoje que “não restará pedra sobre pedra” do “regime sionista” se o Exército israelita “voltar a cometer um erro” e atacar o seu país.

"Se o regime sionista cometer um erro novamente e atacar a terra sagrada do Irão, a situação será diferente e não ficará pedra sobre pedra deste regime", garantiu Raisi, a partir do Paquistão, onde está em visita oficial.

O líder iraniano lembrou que o seu país puniu Israel após o seu atentado bombista contra o consulado em Damasco, que resultou na morte de sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana e de seis cidadãos sírios, alegando que esse ataque "foi uma violação de todas as leis e convenções e a Carta das Nações Unidas".

Israel alega que o edifício anexo ao consulado em causa era usado para fins militares.

Quando falou da punição, Raisi referia-se aos ataques levados a cabo pelo Irão contra o território israelita com mais de 300 'drones' e mísseis em resposta ao referido bombardeamento.

"Não temos dúvidas de que o ódio gerado no mundo islâmico e no mundo em geral contra os sionistas e os americanos - pela ofensiva contra a Faixa de Gaza após os ataques perpetrados em 07 de Outubro pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) - irá tornar-se uma vingança das nações, bem como o fim do regime infanticida sionista", concluiu Raisi.

O líder do Irão tem defendido o direito aos seus ataques contra Israel face às críticas internacionais e argumentou que fazem parte de uma resposta legítima e do seu direito à "autodefesa" após o referido atentado bombista ao seu consulado em Damasco.

Nos últimos dias, a comunidade internacional tem manifestado crescente preocupação com o aumento das tensões e com a possibilidade de uma expansão do conflito no Médio Oriente através de um confronto directo entre o Irão e Israel.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens