Ver Noticias

Médicos cabo-verdianos nos EUA querem apoiar Sistema Nacional de Saúde em áreas com maiores dificuldades

São Vicente: Ex-director do CNAD seleccionado para bolsa de investigação em curadoria internacional

Ilha do Sal: Autarquia distingue e premeia equipa do Académico do Aeroporto do Sal pela conquista do campeonato regional de futebol

São Nicolau: Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva promove um leque de actividades para assinalar a semana do seu patrono

African Boxing Cup: Bruno Fernandes perde na África do Sul e fica pelo caminho

São Vicente: Falta de condições de transporte dificulta escoamento de produtos para outras ilhas - PAICV

Mindelo, 19 Abr (Inforpress) - Os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) criticaram hoje o Governo por causa da “falta das condições de transporte” que tem dificultado o escoamento dos produtos de São Vicente para outras ilhas.

Segundo o porta-voz João do Carmo, que falava à imprensa num balanço da visita ao círculo eleitoral de São Vicente, esta crítica vai no sentido de mostrar algumas incongruências do ministro do Mar, Abraão Vicente, no último debate no Parlamento, de que o sector dos transportes está bom.

“Estamos aqui na Fazenda de Camarão, um projecto com investimento de 15 milhões de euros, com uma capacidade de produção de 400 toneladas ano, mas que neste momento produz 50 toneladas, por falta de capacidade de escoamento do produto daqui de São Vicente para as outras ilhas”, declarou a título de exemplo.

Conforme o eleito nacional, o proprietário da Fazenda de Camarão revelou que consegue colocar pouca quantidade de camarão nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, por causa da dificuldade de transporte.

Mas, acrescentou, o desejo é explorar o maior mercado de Cabo Verde, que é a ilha de Santiago, e também a ilha da Boa Vista, por ser uma ilha turística, mas não consegue por falta de condições de transporte que o País neste momento atravessa.

“É uma situação real. Já ouvimos também outros empresários e é uma questão unânime perante os empresários da dificuldade de transporte de São Vicente para as outras ilhas. No entretanto, vamos ao debate, o ministro Abraão Vicente vai e diz que está tudo bem e que não há problema de transporte em Cabo Verde” criticou.

O deputado do PAICV também insurgiu-se contra aquilo que apelidou de “falta de interesse” do ministro do Mar em fazer com que haja uma maior articulação entre a Fazenda do Camarão e o sector de investigação marítima.

Isto, explicou, para aproveitar e dar valor a esse investimento para que Cabo Verde possa ganhar muito no futuro com a possibilidade de produção de peixe, de outros mariscos, de pesquisas no terreno por parte dos estudantes no sector de biologia marinha e ainda de produção de iscas para a pesca de atum.

João do Carmo disse que os deputados do PAICV contactaram outros empresários de São Vicente, além do proprietário da Fazenda de Camarão, e todos tiveram posição unânime em relação às dificuldades por que passam devido ao sector dos transportes.

Por isso, considerou que cada dia em São Vicente, as pessoas estão “cientes de que este modelo de governação já se esgotou” e de que Cabo Verde precisa, de um outro fôlego e São Vicente precisa de muito mais  ainda.

“Precisa, quer do poder central, quer do poder local, para que São Vicente saia desse marasmo, para que saia dessa situação difícil que atravessa neste momento”, concluiu.

CD/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

São Vicente: Abertura da delegação da ERIS permitirá “maior celeridade” de respostas - PCA

Mindelo, 19 Abr (Inforpress) - A ilha de São Vicente passa a contar a partir de hoje com uma delegação da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) que possibilitará “maior celeridade” de respostas aos utentes e aos operadores económicos.

A certeza foi dada à imprensa pelo presidente do conselho de administração da ERIS, Eduardo Tavares, na sequência do acto de inauguração da infra-estrutura na tarde de hoje, no Mindelo.

 A iniciativa, asseverou, terá  “um impacto muito positivo” no que toca à celeridade de respostas, seja aos utentes, seja aos operadores económicos e que poderá ser vista nas três áreas abrangidas pelas competências da ERIS, sector da saúde, sector farmacêutico e alimentar.

“Portanto, as reclamações, as queixas da população e as próprias solicitações dos operadores económicos podem ser resolvidas de forma mais célere, tendo uma delegação onde eles podem recorrer presencialmente para fazer as suas solicitações”, reiterou Eduardo Tavares, adiantando que antes disso, todas as questões eram encaminhadas para a sede, na cidade da Praia, e, caso necessário, deslocava-se técnicos para tomar pulso da situação.

Agora, afiançou, torna-se mais fácil resolver as questões relacionadas com Mindelo, segunda metrópole do País, e ainda dar atenção às outras ilhas do norte, Santo Antão, São Nicolau, Sal e Boa Vista.

A delegação vai funcionar com três funcionários responsáveis pelas três áreas de regulação, saúde, produtos farmacêuticos e alimentação, e ainda outros afectos à área de administração e logística.

A missão da Entidade Reguladora Independente da Saúde é contribuir para a protecção da saúde pública e dos interesses do cidadão, assegurando “um elevado nível” de segurança sanitária dos sectores objecto de regulação.

LN/CP

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

São Nicolau: Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva promove um leque de actividades para assinalar a semana do seu patrono

Ribeira Brava, 19 Abr (Inforpress) – A Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, na cidade da Ribeira Brava, São Nicolau, tem em curso um leque de actividades para assinalar a semana do seu patrono.

Em declarações à Inforpress, a directora da escola, Fernanda Gomes, adiantou as actividades iniciaram-se no  dia 11 de Abril  e prolongam-se até à próxima segunda-feira, 22, com realização de actividades desportivas, conversas abertas, exposições, concurso de leitura e feira de livros.

Um dos pontos altos das actividades é a realização da segunda edição da “Corrida da Casa de Chiquinho”, que vai acontecer neste sábado,20, envolvendo atletas, alunos e professores.

“Terremos provas nos escalões sénior, com partida a partir da casa do “Chiquinho” em Caleijão, até o terreiro,Juvenil, com partida de Morro, Infantil e ainda brincar de atletismo com crianças, esse evento que já vai na sua segunda edição, tendo sido objecto de premiação na XI edição Gala do Desporto pela Câmara Municipal da Ribeira Brava”, realçou.

Em paralelo com as provas de Atletismo, segundo a mesma fonte, será realizado no Terreiro da Ribeira Brava, uma Feira de Livros.
Fernanda Gomes avança que as actividades da semana do patrono encerram-se na segunda-feira,22, com a realização do acto solene, para além da apresentação do site do agrupamento 1 da Ribeira Brava e a realização de actividades culturais.

WM/JMV
Inforpress/Fim
 

Ler mais

São Nicolau: “Caminho Longe”, primeira longa-metragem de José Firmino, estreia este domingo

Ribeira Brava, 19 Abr (Inforpress) – O filme “Caminho Longe”, do realizador saonicloense José Firmino, estreia este domingo,21, no cine-teatro São José, na cidade da Ribeira Brava.

Em entrevista à Inforpress, José Firmino avançou que se trata de um filme “100% produzido” no município da Ribeira Brava e que retrata uma história de amor/decepção e emigração para São Tomé e Príncipe “baseada numa história real”.

Segundo o mesmo, a longa-metragem foi escrita, dirigida e produzida pelo próprio e foi um dos projetos selecionados no âmbito do edital “NuNaC” do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do núcleo de Cinema e Audiovisual.

“Não estamos a falar de uma grande realização de Hollywood, mas o importante é contar uma história, e garanto que temos um filme rico culturalmente”, sublinhou.

José Firmino afirmou ainda que o filme foi gravado na cidade da Ribeira Brava e nas zonas de Preguiça e Talho e contou com a participação de um elenco de actores locais.

Apesar desta ser a primeira produção do realizador, o mesmo afirma que já tem vários anos a trabalhar na área do audiovisual, destacando a existência de “um grande arquivo em imagens sobre o Carnaval e o desporto da ilha”, para além de já ter participado de uma curta metragem juntamente com a jornalista Polaca Emilia Wojciechowska, que conta a sua história como narrador de futebol.

O filme “Caminho Longe” estreia às 19:00 de domingo no cine-teatro São José, na cidade da Ribeira Brava.

WM/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Ilha do Sal: Autarquia distingue e premeia equipa do Académico do Aeroporto do Sal pela conquista do campeonato regional de futebol

Espargos, 19 Abr (Inforpress)- A Câmara Municipal do Sal distinguiu esta sexta-feira, a equipa do Académico do Aeroporto do Sal pela conquista do campeonato regional de futebol da 1ª divisão e em futebol sénior masculino, época desportiva 2023/2024.

A equipa campeã regional sénior masculino de futebol foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde a Câmara Municipal lhe rendeu homenagem, em reconhecimento ao trabalho de alto nível ao longo desta época desportiva, que se traduziu na conquista do título.

Além da homenagem a equipa leva um cheque no valor de 400 mil escudos.

Na ocasião, o edil Júlio Lopes destacou o empenho da equipa vencedora, tendo enaltecido também “o alto nível do futebol na ilha”, traduzindo na dupla representação no nacional de futebol, já que o Grupo Desportivo da Palmeira, campeão em título, irá defender a proeza conquistada na época passada.

“Já é hábito receber aqui no Salão Nobre, a casa do povo do Sal, o campeão regional de futebol do Sal, neste caso o Académico do Sal, por ter conquistado este título. Homenageamos a equipa, reconhecemos o trabalho que foi feito durante este ano e auguramos sucesso na fase final que é o nacional”, disse.

Júlio Lopes asseverou que a ilha está de parabéns por ter duas “grandes equipas” a representar o Sal a nível nacional.

“Apelamos às pessoas do Sal para apoiarem as nossas equipas para que de facto possamos manter este nível que chegamos. Aproveitamos também para enaltecer o Académico não só pelo trabalho desportivo, mas a nível das infraestruturas, um exemplo para Cabo Verde a nível de empreendedorismo no desporto”, reforçou.

Por sua vez, o presidente do clube, Carlos Moniz, disse que esses apoios que a edilidade tem vindo a dispensar às equipas e ao desporto em geral no Sal tem contribuído para que as equipas possam chegar ao mais alto nível das competições.

“Sem apoio seria impossível chegarmos onde chegamos este ano e como tenho vindo a afirmar a Câmara do Sal é a melhor em Cabo Verde em termos de apoio ao desporto nas suas mais diversas modalidades, daí todo nosso agradecimento e dizer que o Académico irá com toda força dignificar mais uma vez a ilha do Sal”, assegurou.

O presidente desta formação apelou à união das “gentes da ilha” e ao apoio à quipa que disse que vai trabalhar para trazer o troféu para casa.

NA/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Câmara da Ribeira Grande de Santiago inaugura quatro sistemas fotovoltaicos

Cidade Velha, 19 Abr (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago inaugurou hoje quatro sistemas fotovoltaicos, no quadro do melhoramento da produção de energia de baixa emissão e diminuir os custos de electricidade.

Os sistemas fotovoltaicos foram instalados no Estádio Municipal, no Estaleiro Municipal, no Polivalente de Cidade Velha e nos Paços do Concelho, no âmbito do projecto Pacto dos Autarcas, contando com o financiamento da Cooperação Espanhola e da União Europeia, no valor de 570 mil euros (cerca de 63 mil contos).

Após as inaugurações, o representante da Cooperação da Delegação da União Europeia, Sebastiano Germano, disse que todo esse projecto ajudará ainda a câmara da Ribeira Grande na redução da produção de dióxido de carbono.

“Além disso, essa iniciativa permitirá que a edilidade ribeira-grandense tenha a seu dispor uma carteira de projectos para procurar financiamento junto das entidades governamentais, dos privados e dos organismos  internacionais”, acrescentou.

Por sua vez, o edil ribeira-grandense, Nelson Moreira, adiantou que esta iniciativaalém de contribuir para a redução do dióxido de carbono, vai ajudar na diminuição dos custos de electricidade no município.

“A poupança gerada em termos de custos, um montante de cerca de 2.500 contos anuais, vai nos permitir investir em outros projectos sociais”, perspectivou o autarca.   

O Pacto dos Autarcas é uma iniciativa da União Europeia a nível do continente africano, avaliado em 29,7 milhões de euros, sendo que para Cabo Verde tem um orçamento de um milhão 385 mil euros, para projectos na Ribeira Grande de Santiago e cidade da Praia.

OM/CP
Inforpress/Fim

Ler mais

Médicos cabo-verdianos nos EUA querem apoiar Sistema Nacional de Saúde em áreas com maiores dificuldades

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – O chefe da missão médica da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos EUA, Júlio Teixeira, afirmou hoje que querem apoiar o Sistema Nacional da Saúde em áreas com maiores dificuldades, nomeadamente no tratamento de câncer e cirurgias de cataratas.

O responsável falava à imprensa no final de um encontro realizado hoje com o Ministério da Saúde, representado pela directora nacional, no âmbito da quarta missão médica da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estado Unidos da América.

A missão traz um grupo de 46 médicos especialistas, de 14 a 25 deste mês, para um intercâmbio técnico, científico e cultural com os profissionais de saúde das diferentes estruturas de saúde do país.

“Esta é uma missão mais complexa distribuída durante duas semanas, com várias equipas em várias ilhas e temos componentes não só de formação dentro de áreas especializadas nos hospitais, mas também de actividades em comunidades”, explicou Júlio Teixeira.

“O nosso objectivo é trabalhar com o Governo de Cabo Verde, com instituições de saúde, apoiar nas áreas com mais dificuldades, como tratamento de câncer, cirurgias de câncer, cataratas", afirmou, acrescentando que a ideia é encontrar lugares onde possam apoiar o istema de saúde em Cabo Verde de acordo com as dificuldades.

Isto tendo em conta que reconheceu que há faltas de recursos em Cabo Verde, apesar de realçar que o país tem bons médicos, frisando que se torna difícil fazer omelete sem ovos, quando os médicos não têm todos os equipamentos necessários à disposição. 

Por seu lado, a directora Nacional de Saúde realçou a importância da parceria existente com a Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos EUA para quem traz um benefício enorme para os profissionais como também para toda a população.

“Queremos aprofundar, lançamos desafios importantes, queremos criar um quadro legal e regulamentar que nos aceda à formação especializada, à formação pós-graduada, a cursos de curta duração em áreas extremamente impactantes. Por exemplo, em áreas de marca passo, de treinamentos em pequenas cirurgias e cirurgias vídeo laparoscópica e principalmente também na área da saúde pública”, disse.

As actividades desta missão centralizam-se nas mais diversas áreas de intervenção, nomeadamente clínica cirúrgica e médica, desde cirurgias de cabeça e pescoço, cirurgias gerais menos invasivas (laparoscópica e oncológica gastro intestinal), cirurgia ortopédica, cardiologia (marca passos), oftalmologia e plástica.

Constam ainda no plano de missão acções de formação e capacitação com recurso a workshops, simpósio e seminários em diversas áreas de impacto à saúde pública, doenças crónicas e saúde mental, para além de alguma doação de equipamentos cirúrgicos.

ET/JMV
Inforpress/Fim
 

Ler mais

Mortos na Faixa de Gaza ultrapassam 34 mil

Gaza, Palestina, 19 Abr (Inforpress) - O número de mortos na Faixa de Gaza, na sequência da ofensiva lançada pelo Exército israelita contra a Faixa de Gaza desde 07 de Outubro, ultrapassou os 34 mil, segundo as autoridades locais, controladas pelo grupo islamita palestiniano Hamas.

“O número de vítimas da agressão israelita aumentou para 34.012 mártires e 76.833 feridos desde 07 de Outubro”, indicou hoje o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza em comunicado publicado na rede social Facebook.

O texto especifica que foram confirmados 42 mortos e 63 feridos em resultado de quatro "massacres" atribuídos às forças israelitas durante as últimas 24 horas.

O Ministério da Saúde sublinhou que numerosas vítimas ainda estão debaixo dos escombros e deitadas nas estradas, acrescentando que as ambulâncias e o pessoal da Defesa Civil não conseguem alcançá-las.

Nos seus últimos números, as autoridades da Faixa de Gaza estimam o número de pessoas desaparecidas em cerca de sete mil desde o início da ofensiva israelita.

“Pedimos aos familiares dos mártires e dos desaparecidos na guerra de Gaza que preencham os seus dados através de um registo (…) para completar todos os dados dos documentos do Ministério da Saúde”, destacou o Ministério da Saúde, que disponibiliza o acesso a um documento para o efeito na sua conta no Facebook.

Em 07 de Outubro do ano passado, combatentes do Hamas realizaram em território israelita um ataque de proporções sem precedentes, fazendo 1.163 mortos, na maioria civis, e 250 reféns, cerca de 130 dos quais permanecem em cativeiro e 34 terão entretanto morrido, segundo as autoridades israelitas.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra para “erradicar” o Hamas, que começou por cortes ao abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível na Faixa de Gaza e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre ao norte do território, que depois se estendeu ao sul.

O conflito fez também quase dois milhões de deslocados, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária, com mais de 1,1 milhões de pessoas numa “situação de fome catastrófica” que já está a fazer vítimas - “o número mais elevado alguma vez registado” pela ONU em estudos sobre segurança alimentar no mundo.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens