Ver Noticias

ONU realiza webinar virado para estudantes universitários e recém-graduados

Conselho da Europa apela a Londres para abandonar deportações para o Ruanda

Presidente de República atribui Medalha de Mérito da Primeira Classe às Aldeias Infantis SOS

IDJ consternado com o falecimento de Ildo do Rosário “uma figura emblemática e inspiradora”

MPLA destaca papel “muito importante” de Cabo Verde na busca de consensos para problemas resultantes do colonialismo

Presidente da República considera “caótica” situação de transportes inter-ilhas em Cabo Verde

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) - O Presidente da República considerou hoje que a situação dos transportes em Cabo Verde é “caótica”, e pediu às autoridades competentes que deem uma satisfação ao país, tendo em conta a "gravidade da situação".

Numa declaração à imprensa para falar sobre o assunto, José Maria Neves afirmou que a situação dos transportes tem prejudicado enormemente o país, tendo recomendado ser fundamental que as autoridades competentes dêem uma satisfação ao país.

Isto tendo em conta, segundo disse, a "gravidade da situação que põe em causa não só a economia nacional, mas também a própria segurança".

“Os transportes têm a ver com a coesão territorial, com a competitividade da economia nacional, com a produtividade das empresas e com a mobilidade de pessoas e bens”, sustentou.

Neste sentido, apelou no sentido de serem imediatamente tomadas medidas emergenciais para pôr cobro a esta situação e, sobretudo, para que as autoridades competentes mostrem claramente à sociedade, aos cidadãos, às empresas, se há um caminho a ser seguido para a resolução definitiva e sustentável desta situação.

“Enquanto Presidente da República estou extremamente preocupado com o que se verifica nos últimos dias e é tempo de pormos fim a este caos, sob pena de prejudicarmos irremediavelmente o país", manifestou reforçando que as autoridades competentes têm que tomar medidas.

Para José Maria Neves Cabo Verde não pode continuar nesta situação de não haver ligações entre as ilhas, pondo em causa a coesão do país, a mobilidade de pessoas, a produtividade das empresas e, sobretudo, pondo em causa a própria segurança nacional.

“Isto está a prejudicar a agenda dos órgãos de soberania, está a prejudicar as famílias, está a prejudicar o funcionamento de várias instituições”, disse, exemplificando com o problema de realização de jogos da Taça de Cabo Verde, em futebol, precisamente porque não há transportes, além de  realizações outras importantes em várias ilhas prejudicadas por causa da falta de transportes.

Contudo, o Presidente da República declarou que o Governo tem que agir e tem que dizer aos cabo-verdianos o que é que vai fazer, dando garantias e recuperando a esperança do país.

Na semana passada a Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) tinha anunciado a chegada de uma nova aeronave, a Bombardier Dash 8 Q300, mobilizada para suprir a ausência por motivos de manutenção, de dois aviões ATR 72-600, reafirmando ainda que a empresa está “inteiramente comprometida” com a missão que assumiu para com Cabo Verde e os cabo-verdianos.

Entretanto, este sábado a TICV (que opera sob a marca BestFly Cabo Verde) voltou a anunciar que todos os voos da companhia continuam cancelados até 07 de Maio, assegurando estar a trabalhar diligentemente para conseguir proteger os passageiros.

ET/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Santo Antão: Produção do café em Santa Isabel foi fraca neste ano – responsável

Porto Novo, 22 Abr (Inforpress) - A produção do café, neste ano, foi considerada “fraca” na localidade de Santa Isabel, na ilha de Santo Antão, conforme os produtores que, no início deste ano, mostravam-se optimistas em relação à safra de 2024.

O representante dos agricultores, Benvindo Melo, confirmou à Inforpress que, contrariamente ao que se previa inicialmente, a produção do café acabou por ser “fraca” neste ano, em que os resultados da actividade agrícola de sequeiro nessa zona ficaram aquém do esperado.

É que as chuvas ocorridas não foram suficientes para garantir a produção agrícolas nessa povoação, onde, além do café, a colheita de outros excedentes, como feijões e batatas, foi igualmente fraca, avançou a mesma fonte, avisando que, no caso dos cafeeiros, os terrenos estão a ficar degradados, o que pode comprometer esta cultura.  

A existência de pragas, designadamente de mil pés, tem sido uma preocupação dos agricultores em Santa Isabel, que, além da agricultura, dispõe ainda de “grandes potencialidades” nos sectores da pecuária e do turismo.

Porém, o isolamento tem levado ao despovoamento dessa localidade, que está a perder a sua população jovem.

JM/CP

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Bastonário destaca importância do curso de “Biópsia Guiada” para o diagnóstico precoce de cânceres

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – O bastonário da Ordem do Médicos de Cabo Verde (OMC), Danielson Veiga, destacou hoje a importância de os médicos cabo-verdianos participarem no curso de “Biopsia Guiada”, sublinhando que essa capacitação será crucial para o diagnóstico precoce de cânceres.

O responsável falava à Inforpress, à margem da formação promovida pela OMC, na cidade da Praia, no âmbito do intercâmbio científico Cabo Verde - Estados Unidos, levado a cabo pela missão da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estados Unidos da América.

Tendo em conta a “grande necessidade” de médicos especialistas, em Cabo Verde, o bastonário realçou que esta cooperação vai ser crucial para os médicos nacionais reforçarem as suas competências e aproveitarem a experiências desses especialistas de modo a compreenderem melhor esta doença, que tem registado um aumento exponencial não só em Cabo Verde como a nível mundial.

A ideia, segundo disse, é diversificar as outras especialidades, ou seja, para além dos especialistas em si, que estão na área da radiologia, que fazem estudos de radiologia, ecografia, e outros exames, permitir também ao médico que está no seu consultório, recorrer a métodos de estudo do nódulo suspeito desde que esteja munido de meios complementares de diagnóstico.

“Esse curso é de extrema importância para o país uma vez que vai capacitar os médicos para fazerem o diagnóstico precoce”, precisou o bastonário, lembrando que muitos pacientes com uma doença maligna quando chegam às estruturas hospitalares encontram-se já num estado avançado em que já não têm chance de sobrevivência.

Danielson Veiga adiantou que durante a formação vão ser apresentados mecanismos e técnicas que permitem suspeitar que uma pessoa tenha ou não um tumor, sendo que é uma doença crónica, sistémica, que tem as suas consequências se não for diagnosticada a tempo.

Acrescentou que um dos meios mais apropriados neste momento é começar a aprender a fazer ecografias, mesmo a nível dos consultórios para ajudar a definir se esse nódulo é suspeito ou não, e caso seja suspeito, deve-se recorrer então à biópsia para depois fazer um estudo patológico.

Neste sentido, sublinhou que quanto mais cedo for o diagnóstico, mais cedo serão tomadas as medidas apropriadas.

À margem do curso de “Biópsia Guiada” aconteceu também um workshop sobre Histopatologia.

Segundo adiantou Danielson Veiga, no âmbito desta parceria, a Ordem dos Médicos realiza de 22 a 27 deste mês, uma série de actividades ligadas à saúde.

A missão da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estados Unidos, que estará em Cabo Verde de 14 a 25 deste mês, traz um grupo de 46 especialistas, para um intercâmbio técnico, científico e cultural com os profissionais de saúde das diferentes estruturas de saúde do país.

AV/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Portugal: Nomeada em três categorias nos CVMA Cremilda Mediana fala em reconhecimento pelo “trabalho sério e com qualidade”

Lisboa, 22 Abr (Inforpress) – A artista cabo-verdiana residente em Portugal Cremilda Medina está nomeada em três categorias nos Cabo Verde Music Awards (CVMA) 2024 e considera que as nomeações é o reconhecimento pelo trabalho “sério e com qualidade” que tem feito.

Em declarações à Inforpress, em Lisboa, reagindo às nomeações nas categorias de Coladeira do Ano, Morna no Ano e Intérprete Feminina do Ano, Cremilda Medina parabenizou todos os artistas nomeados nas 17 categorias da XIII edição dos CVMA, cuja gala de premiação acontece no dia 01 de Junho, na cidade da Praia.

“Ser reconhecida é um sinal de que o trabalho que tenho feito é sério e com qualidade, mas não sou só eu. Atrás de mim estão todos os músicos que dão tudo de si para que todas as músicas que gravo e regravo, possam ter qualidade e, acima de tudo, transmitir a essência do povo cabo-verdiano através de cada nota que tem na nossa Morna e toda essa morabeza reflecte no carinho que cada pessoa recebe”, considerou.

Cremilda Medina sublinhou, no entanto, que não trabalha para prémios, já que canta Cabo Verde com “todo amor e carinho, através da morabeza da Morna”, que é o estilo com se se identifica, por isso, recebe as nomeações para a categoria da Morna e melhor intérprete, com humildade, porque não considera que tenha “a melhor voz” e que todos que fazem esse trabalho poderiam estar nomeados.

Na categoria de Coladeira do Ano, Cremilda Medida, com a música “Temp d’Jôrge Cornitim”,  está nomeada juntamente com Assol Garcia - “Txuska” e Neuza - “Dixan Bai”.

Para Morna no Ano, com a música “Nova Aurora”, a artista está nomeada juntamente com Bertânia Almeida - “Amor Profundo” e Tibau Tavares - “Negra do Mato”, enquanto que para Intérprete Feminina do Ano, Cremilda Medina “Alô Alô São Vicente”, disputa com Assol Garcia - “Dudú”, Ceuzany - “Mindelo” e Soraia Ramos - “Nha Terra”.

“É claro que o que vem é sempre muito bem-vindo e este ano estou nomeada em cinco categorias, sendo três na CVMA e duas na IPMA nos EUA, em que os vencedores serão anunciados no dia 04 de Maio. É uma alegria enorme cada vez que sou nomeada, neste caso nos EUA, porque é além-fronteiras e quer dizer que onde está um crioulo está a ouvir Cremilda ou outro artista de Cabo Verde ou uma Morna, coladeira ou funaná, e é uma forma de divulgar e fazer publicidade para o nosso país”, frisou.

Na 12ª edição dos International Portuguese Music Awards (IPMA - Prémios Internacionais de Música Portuguesa, em português) 2024, Cremilda Medina está nomeada para as categorias “People’s Choice” e “World Music”.

A artista também revelou que já está a trabalhar no seu próximo álbum, mas sem avançar data, e que a partir de Maio e até Agosto já tem alguns concertos agendados.

DR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

IDJ consternado com o falecimento de Ildo do Rosário “uma figura emblemática e inspiradora”

Cidade da Praia, 22 Abr. (Inforpress) - O Instituto do Desporto e da Juventude manifestou hoje, em nota de pesar, a sua consternação pelo “falecimento de Ildo do Rosário, uma figura emblemática e inspiradora que deixou um legado extraordinário no desenvolvimento do voleibol” em Cabo Verde.

“A dedicação incansável e a paixão ardente de Ildo pelo desporto foram verdadeiramente contagiantes, deixando uma marca indelével na comunidade do voleibol cabo-verdiano. Sua energia vibrante e seu compromisso com a excelência serviram de exemplo para todos nós”, anota a missiva.

Neste momento de luto, lê-se nesta nota de pesar, “prestamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de Ildo. Que seu espírito visionário e sua memória inspiradora permaneçam vivos em nossos corações, alimentando nossa determinação em continuar honrando seu legado. Descanse em paz, Ildo do Rosário”.

Ildo Emanuel do Rosário, 65 anos, natural de São Vicente, nasceu no dia 05 de Janeiro de 1959, tendo estudado no Liceu Ludgero Lima, onde praticou várias modalidades desportivas, destacando-se no basquetebol de São Vicente e de Cabo Verde como um dos melhores jogadores da sua geração.

Após o término da sua formação secundária, rumou para São Nicolau, onde foi professor e treinador do Atlético local.

Vagui fez a sua formação superior em Cuba e, após o seu regresso, foi colocado em Santo Antão onde fixou residência até à sua morte e onde leccionou, na Escola Secundaria Suzete Delgado, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística.

É referenciado como um activista desportivo que participou na implementação e desenvolvimento de várias modalidades desportivas em Santo Antão e foi treinador de futebol dos clubes Rosariense e Beira-Mar.
Vítima de doença, Ildo do Rosário, também conhecido como Vagui, morreu no Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente e deixa esposa e quatro filhas.
 
SR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

São Vicente: Biosfera participa no 11º fórum costeiro e marinho da África Ocidental

Mindelo, 22 Abr (Inforpress) - A organização ambiental Biosfera Cabo Verde é uma das associações que participam no fórum organizado a partir de terça-feira, 23, na Guiné-Bissau, pela Parceria Regional para a Conservação Costeira e Marinha na África Ocidental (PRCM).

A Biosfera será uma das representantes de Cabo Verde, para além de outras instituições privadas e públicas do País.

O fórum da PRCM, que este ano vai na 11ª edição, tem como lema “Agir agora para uma costa sustentável”.

De 23 a 26 de Abril, reúnem-se, na Guiné-Bissau, líderes e actores das instituições nacionais e internacionais, intergovernamentais e científicas, organizações não-governamentais, sector privado e parceiros financeiros, oriundos dos sete países da zona costeira e marinha da África Ocidental - Cabo Verde, Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné e Serra Leoa.

Este fórum é considerado o maior encontro de actores da conservação na África Ocidental.

É visto como uma plataforma de difusão e apropriação de inovações e práticas bem-sucedidas na conservação das zonas e recursos costeiros e marinha através de sessões de intercâmbio interactivas.

LN/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

ONU realiza webinar virado para estudantes universitários e recém-graduados

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) - A Organização das Nações Unidas (ONU) realiza na quinta-feira, 25, um webinar destinado a estudantes universitários, recém-graduados e ex-alunos de Estados-membros pouco representados ou não representados, no âmbito do sistema de gamas desejáveis do secretariado da ONU.

O evento, de acordo com o Instituto do Desporto e da Juventude, terá transmissão ao vivo nos canais do YouTube e Facebook do UN Careers, das 11:00 às 12:00, e visa fornecer perspectivas e aumentar o envolvimento entre estes grupos, oferecendo uma visão “mais próxima” das diversas oportunidades de carreira disponíveis nas Nações Unidas.

Durante este evento virtual, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes pontos de entrada para uma carreira no Secretariado da ONU, e poderão, igualmente, obter informações de membros actuais do pessoal da ONU sobre seus percursos e experiências profissionais.

Esta sessão é particularmente benéfica para aqueles que desejam compreender a dinâmica de trabalho na ONU e as potenciais trajectórias de carreira disponíveis.

O webinar será conduzido em inglês com legendas disponíveis, por forma a garantir acessibilidade, e haverá oportunidades interativas, permitindo aos participantes interagir usando computadores, smartphones ou tablets.

SR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Conselho da Europa apela a Londres para abandonar deportações para o Ruanda

Estrasburgo, 23 Abr (Inforpress) - O Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa apelou hoje ao Governo britânico para que anule o plano de deportação de imigrantes para o Ruanda, depois de o Parlamento ter votado a medida.

"O governo britânico deve abster-se de deportar pessoas ao abrigo do plano Ruanda e reverter o ataque à independência do poder judicial que este projeto de lei constitui", afirmou o Comissário do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Michael O'Flaherty, em comunicado.

Londres é membro do Conselho da Europa, organismo com sede em Estrasburgo e composto por 46 membros.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirmou hoje que "nada vai impedir" o objetivo de enviar para o Ruanda os imigrantes que atravessaram ilegalmente o Canal da Mancha, entre a França e a Grã-Bretanha, depois de o Parlamento ter aprovado a legislação que dá luz verde ao plano.

O Parlamento aprovou o projeto legislativo na noite de segunda-feira, após uma noite intensa e meses de debates na Câmara dos Comuns (baixa) e a Câmara dos Lordes (alta) sobre as alterações que tinham sido acrescentadas pelos pares e rejeitadas pelos deputados.

O Ministro do Interior, James Cleverly, sublinhou, num vídeo publicado nas redes sociais, que a legislação vai "impedir que as pessoas abusem da lei, utilizando falsas alegações de direitos humanos para bloquear as expulsões, e torna claro que o Parlamento britânico é soberano".

"Estamos agora a trabalhar dia após dia para que os voos arranquem".

O objetivo do projeto de lei do Executivo era tornar o Ruanda um país seguro, depois de o Supremo Tribunal do Reino Unido ter considerado o plano inicial ilegal.

Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal concluiu que o país africano não é seguro porque os imigrantes podem ser reenviados para os países de origem que abandonaram.

Na segunda-feira, um grupo de peritos das Nações Unidas em matéria de direitos humanos indicou às companhias aéreas e às autoridades aeronáuticas que "não devem facilitar" a transferência "ilegal" de requerentes de asilo para o Ruanda no Reino Unido, caso os acordos de imigração celebrados entre os dois países sejam ratificados.

Inforpress/Lusa

Fim

 

Ler mais

Galeria de imagens